Empresas de telecomunicações têm até sexta para tirar dúvidas sobre edital do Gesac



As empresas de telecomunicações têm até esta sexta-feira (7),  para encaminhar dúvidas e sugestões ao edital de licitação que prevê a contratação de mais 13 mil pontos de conexão à internet para o Programa Gesac, do governo federal.  As propostas deverão ser encaminhadas para o e-mail: [email protected]. A previsão do Departamento de Serviços de Inclusão Digital (Desid), do Ministério das Comunicações, é de que o novo edital do Gesac seja lançado em fevereiro. 

Para o diretor do Desid, Heliomar Medeiros, a maior expectativa nesta fase é com relação às contribuições de empresas que serão responsáveis por fornecer conexão via satélite aos pontos de presença espalhados por todo o País. “O ministério aguarda uma posição das teles em relação ao uso de registro de preços para a comunicação via satélite”, reforçou.

Na audiência pública realizada em dezembro para discutir o edital, as empresas fizeram questionamentos em relação aos prazos previstos no edital. 

O edital de ampliação do Gesac estabelece que os pontos de conexão à internet deverão ser licitados em seis lotes, distribuídos por regiões urbanas e rurais.

A velocidade pretendida para cinco lotes é de 2 Mbps, para conexões via terrestre que deverão ser levadas a capitais, regiões metropolitanas e municípios. Já o sexto lote, que prevê 4,5 mil pontos de presença, é destinado a áreas rurais e prevê uma velocidade de 1 Mbps, com conexão via satélite. 

Heliomar ressaltou que, caso não haja viabilidade para a entrega imediata de conexão a 2 Mbps, o edital abrirá a possibilidade de um atendimento provisório aos pontos de presença com velocidade mais baixa, entre 512 Kbps e 1 Mbps. Segundo ele, é preferível contar com uma velocidade menor a deixar o ponto sem atendimento. 

O edital de ampliação do Gesac prevê a licitação dos novos pontos de presença pela modalidade pregão presencial para registro de preços e permite a participação de empresas ou consórcios de empresas.  A escolha do vencedor será pelo tipo menor preço por lote.  

No termo de referência, o Minicom estabelece que, após a assinatura dos contratos, as empresas terão prazo de 60 e 120 dias para entrega das primeiras conexões terrestres e via satélite, respectivamente. O prazo de vigência do contrato para os lotes I a V é de 18 meses e, para o lote VI, de 48 meses.  


Fonte:
Ministério das Comunicações



06/01/2011 18:22


Artigos Relacionados


Empresários criam central de atendimentos para tirar dúvidas sobre a nova lei de estágio

Ministério das Comunicações recebe contribuições para edital do Gesac até 7 de janeiro

Rio Content Market vai tirar dúvidas sobre programas de fomento

Consultores do MEC vão tirar dúvidas de gestores municipais sobre Mais Educação

Cidadão pode tirar dúvidas sobre poupança nos canais de atendimento da Caixa

Médicos da Atenção Básica podem tirar dúvidas sobre diagnóstico por meio de 0800