Médicos da Atenção Básica podem tirar dúvidas sobre diagnóstico por meio de 0800



O telefone é mais um instrumento para dar apoio ao médico que está na periferia de uma grande cidade ou em um município distante ou do interior

 

A partir deste mês, os médicos participantes do Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab), do Ministério da Saúde, terão disponível o telefone 0800 644 6543 para tirar dúvidas sobre procedimentos e diagnósticos ou obter segunda opinião formativa. O serviço, que conta com equipe composta por especialistas em Medicina da Família e Comunidade, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30. A ligação é gratuita.

Ao todo, 3.895 médicos participam da atual edição do programa e trabalham em Unidades Básicas de Saúde de 1.287 municípios localizadas, principalmente, nas periferias dos grandes centros urbanos, em regiões de difícil acesso, com população rural e pobreza elevada.

Por meio do Provab, estes médicos cursam pós-graduação com duração de 12 meses, atuam com a supervisão de Instituições de Ensino Superior e acompanhamento dos gestores locais, e agora, contam com ferramentas digitais de apoio ao seu trabalho, como o 0800.

O telefone é mais um instrumento para dar apoio ao médico que está na periferia de uma grande cidade ou em um município distante ou do interior. Através deste canal, o profissional da Atenção Básica, antes de encaminhar o paciente para outra unidade ou nível da assistência, pode ter acesso a um médico especialista experiente, que vai tirar dúvidas e orientá-lo sobre como cuidar daquele paciente ali mesmo na periferia ou no interior, afirma o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. “Isso vai qualificar e agilizar todo o processo de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), reduzindo, por exemplo, o tempo de espera e as filas para exames".

 

Funcionamento