Empresas querem mais ônibus interestaduais rodando com licitação prevista para 2012
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) promoveu nesta quinta-feira (1º) audiência pública para reunir opiniões sobre a licitação de linhas interestaduais de ônibus. Por enquanto, as empresas do setor divergem de algumas propostas da agência reguladora.
No modelo em debate, a ANTT exige frota de 6.152 ônibus para operar quase 2 mil linhas. Para a Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati), são necessários de 10 mil a 12 mil veículos para atender à demanda do País. De acordo com o presidente da Abrati, Renan Chieppe, a quantidade de veículos proposta pela agência “não assegura a capacidade de atender à demanda em qualquer temporada; quem transporta passageiros nos grandes picos é o ônibus”, referindo-se ao movimento em feriados como Natal, Ano Novo e carnaval.
A superintendente de Serviços de Transporte de Passageiros da ANTT, Sônia Haddad, disse que a frota foi calculada com base nos períodos do ano e nos trechos mais movimentados. “Não posso basear todo um modelo em um dia [como o Natal]. Os nossos ônibus foram estimados na semana com maior pico, no mês com maior pico e no trecho com maior pico”, argumentou.
Outra exigência que a ANTT pretende aprovar é a proibição de ônibus com mais de dez anos de uso. Segundo dados da agência, 40% da frota atual circula há mais de uma década.
Se a proposta de regulamentação for aprovada, a ANTT prevê uma redução de 11% no preço da passagem por causa de queda na tarifa cobrada por quilômetro rodado. A tarifa média atual é 12 centavos por quilômetro rodado. Pela proposta, pode cair para 9 centavos.
A agência prorrogou o prazo para receber críticas e sugestões à proposta até 12 de outubro. Também serão promovidas audiências públicas no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife. A expectativa é leiloar as linhas de ônibus interestaduais no primeiro semestre de 2012.
Fonte:
Agência Brasil
01/09/2011 19:57
Artigos Relacionados
Licitação de linhas interestaduais de ônibus vai aumentar concorrência com aviões
Senadores querem discutir implantação de GPS em ônibus interestaduais
Empresas de ônibus interestaduais deverão cumprir normas de acessibilidade para pessoas com deficiência
Expedito Júnior propõe rastreamento por satélite para ônibus interestaduais
Comissão vota franquia de 30 quilos para bagagem em ônibus interestaduais
Paim aplaude STF por confirmar gratuidade de passagens em ônibus interestaduais para idosos