Encerrada investigação sobre cadeados importados da Malásia
Foi publicada, no Diário Oficial da União desta terça-feira (12), a Portaria n° 47/2013, da Secretaria de Comércio Exterior (Secex); do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); que encerra a investigação que apurou falsa declaração de origem nas importações de cadeados da empresa da Malásia ‘Ultrasource Industry’.
O produto investigado é classificado no código 8301.10.00 da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM).
A investigação concluiu que os produtos não são originários da Malásia. A conclusão foi elaborada conforme as regras dispostas na Lei n° 12.546/2011, já que não foram fornecidos elementos essenciais pela empresa declarada como produtora e exportadora.
O Departamento de Negociações Internacionais (Deint) da Secex realizou análise de risco dos pedidos de licenciamento de importações registrados desde o primeiro trimestre de 2013.
Como resultado da investigação, foi indeferida a licença de importação para a entrada no Brasil de cadeados que somariam US$ 111 mil. Eventuais novas solicitações de licenças de importação, referentes ao mesmo produto da empresa malaia investigada, serão automaticamente indeferidas até que a mesma possa comprovar o cumprimento das regras de origem não preferenciais da legislação brasileira.
Em 2012, as importações de cadeados, classificados neste código da NCM, da Malásia, somaram 143 toneladas. Em 2013, o volume de importações registrado até setembro foi de quase 19 toneladas, o que representa uma redução percentual de 87% em relação a 2012.
A Malásia é a segunda origem mais declarada das importações de cadeados quando considerado o somatório do volume de importações entre 2006 e 2012.
No ano passado, aproximadamente 30% das importações desse produto foram declaradas como originárias da Malásia. Até setembro deste ano, essa participação havia caído para menos de 15%.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
12/11/2013 16:22
Artigos Relacionados
Tuma diz que investigação da Corregedoria sobre Gim Argello está encerrada
Prorrogado antidumping para importações de cadeados da China
Jucá manterá Cofins sobre importados
Ivo Cassol defende unificação do ICMS sobre importados
Audiência pública sobre fertilizantes é encerrada
Encerrada audiência sobre Ferrovia Norte-Sul