Encontro aproxima jovens da tecnologia aeroespacial



Alunos e professores de todo o Brasil participam da nona edição da Jornada Espacial, até sexta (16), em São José dos Campos (SP). No evento, os participantes vão aprender ciência espacial com astrônomos, pesquisadores e engenheiros, além de conhecer o Pólo de Tecnologia Aeroespacial da cidade. O primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, falará sobre sua trajetória profissional até a viagem à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

A seleção dos estudantes para o encontro se deu a partir do desempenho deles nas questões de Astronáutica da prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Neste ano, a OBA contou com 775.025 mil jovens de quase 9 mil escolas públicas e particulares de todas as regiões do país.

Saiba mais.

A jornada será uma grande aula de ciências espaciais, envolvendo teoria e atividades práticas. Os alunos vão assistir a palestras sobre astronomia, foguetes, satélites e suas aplicações. Terão ainda oficinas didáticas, visitarão as instalações do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI)  e da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer).

Os participantes vão também visitar as instalações da TV Vanguarda. Lá será explicado como acontece o processo de transmissão via satélite. Outros locais visitados serão o Laboratório de Integração e Testes (LIT) do Inpe, o Observatório Astronômico do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

De acordo com engenheiro aeroespacial José Bezerra Pessoa Filho, do IAE, a iniciativa permite mostrar à sociedade brasileira o esforço que vem sendo feito no setor aeroespacial. “Muitos desconhecem o enorme conhecimento do país nesse segmento”, diz. “Os jovens ficam maravilhados com o que veem. Temos casos de formandos da primeira turma de engenharia espacial do ITA que fizeram sua opção profissional após participar da Jornada Espacial. E os professores que acompanham os estudantes também vivem uma experiência única, uma vez que fazem uso do conhecimento obtido para enriquecer o conteúdo de suas aulas e assim motivar, ainda mais, seus alunos a desbravarem novos caminhos”, acrescenta.

Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação



12/11/2013 17:00


Artigos Relacionados


Foguetes e aeronaves são atrações em exposição de tecnologia aeroespacial

Jovens rurais vão ter aulas de Tecnologia em Agropecuária

Encontro de jovens da indústria reúne 200 pessoas

Jovens indígenas promovem encontro no Ceará

Jovens de comunidades tradicionais participam de encontro em Brasília

Encontro reuniu mais de 10 mil jovens no Parque da Juventude