Encontro de hackers usará dados abertos para aprimorar transparência governamental



Brasília sediará o Transparência HackDay, encontro hacker nacional que ocorrerá durante o IV Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico (Consegi), a ser realizado de 10 a 13 de maio, na Escola de Administração Fazendária (Esaf). Já estão confirmadas as presenças de Nigel Shadbolt (um dos coordenadores do projeto data.gov.uk) e Rufus Pollok (diretor da Open Knowledge Foundation). A inscrição é gratuita. A programação completa está no site do congresso. 

O evento é organizado pela Esaf em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Segundo representantes do órgão, longe do estereótipo de jovens neuróticos e mal intencionados que roubam informações privadas, os hackers do bem que “invadirão” a capital do País estão preocupados com causas nobres: a transparência do governo e o acesso às informações públicas. 

No Transparência HackDay (THackDay), eles se encontrarão para produzir programas e aplicativos que facilitam a vida do cidadão na hora fiscalizar o poder público – tudo baseado em informações públicas e dados abertos. A participação, assim como a metodologia do evento, é livre, basta se inscrever no Consegi para participar, envaindo um e-mail para: [email protected]

"O grande objetivo é trabalhar as informações governamentais abertas criando, na hora do evento, hacks e aplicativos para mostrar que dados abertos podem contribuir para a vida das pessoas, gerar empreendedorismo, transparência e mais participação política", explica o ciberativista Ricardo Poppi, que participará do THackDay.

 

Consegi 2011 

A quarta edição do Consegi traz como tema neste ano "Dados Abertos Para a Democracia na Era Digital". Ao todo, são mais de 200 atividades entre oficinas, debate e palestras. Além da Esaf e do Serpro, o evento conta com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Dataprev, Sebrae e Itaipu Binacional. 

Os ministros das Comunicações, Paulo Bernardo, da Ciência e Tecnologia, Aloísio Mercadante, e do Planejamento, Miriam Belchior, já confirmaram presença. 

A Escola de Administração Fazendária fica no Km 4, Estrada Brasília/Unaí (Lago Sul), Brasília – DF. Mais informações por meio do telefone (0xx61) 2021-7964 e 9241-5285

 

Fonte:
Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro)



29/04/2011 19:19


Artigos Relacionados


Estados e municípios participam de encontro de dados abertos

CCT pode votar projeto para dar transparência à publicidade governamental

Inscrições abertas para o Concurso Nacional de Dados Abertos

Câmara Técnica é criada para aprimorar dados sobre segurança

Governo Aberto irá aprimorar combate à corrupção e transparência nas contas públicas

Governo incentiva publicação de dados abertos