Encontro sobre liberdade religiosa



Na véspera do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, comemorado em 21 de janeiro, a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) promove encontro com as comunidades de terreiro do Distrito Federal e entorno. O encontro será realizado das 8h às 13h desta quarta-feira (20/1), no Salão Negro do Palácio da Justiça (Bloco T da Esplanada dos Ministérios).

Estarão em debate temas como a liberdade religiosa, a proteção do patrimônio histórico-cultural e a legalização fundiária dos imóveis ocupados pelas casas de culto. Na ocasião também será discutido o Plano Nacional de Proteção à Liberdade Religiosa e Promoção de Políticas Públicas para as Comunidades Tradicionais de Terreiro. O plano seria divulgado esta semana, mas o lançamento foi adiado por conta de adequações jurídicas necessárias para ampliar a efetividade do novo instrumento – uma demanda histórica dos adeptos das religiões de matrizes africanas,praticadas em mais de dez mil terreiros de todo o país.

O encontro terá a participação do subsecretário de Políticas para Comunidades Tradicionais da Seppir, Alexandro Reis, de representantes da Secretaria Especial
de Direitos Humanos (SEDH), do Fórum Religioso Permanente Afrobrasileiro do DF e Entorno e da Federação Brasiliense e Entorno de Umbanda e Candomblé. A participação é aberta aos interessados.

Em  Questão edição nº 967 – 20/01/2010



05/08/2010 05:57


Artigos Relacionados


Mão Santa relata participação em encontro parlamentar em Roma e defende liberdade religiosa

Plenário rejeita veto ao projeto que dispõe sobre liberdade religiosa

Senadores discutem projeto que trata da liberdade religiosa

Representantes de igrejas defendem projeto que regulamenta liberdade religiosa

Liberdade religiosa e música gospel são temas de dois projetos na CE

Jorge Amado tinha passado comunista e de luta pela liberdade religiosa, lembra Freire