Enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes é tema de encontro em Boa Vista



A Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente  (SNPDCA) realiza nesta quinta (15) e sexta-feira (16), em Boa Vista (RR), um encontro da Rede de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes de Roraima.

Nesta quinta-feira, está prevista uma palestra com Graça Gadelha, consultora da área de infância e adolescência, e duas oficinas sobre o Eixo de Atendimento e o Eixo de Defesa e Responsabilização da rede de enfrentamento de Roraima. A metodologia consiste na construção de um diagnóstico das condições desta rede e o fluxo de atendimento no estado.

Já na sexta-feira, será realizada uma audiência pública, com a participação da secretária nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Carmen Oliveira, onde serão apresentados os resultados do diagnóstico rápido e participativo e demais subsídios para a construção de um plano de ação para o enfrentamento.

“Temos realizado mobilizações locais em áreas estratégicas, como no caso das regiões de fronteira, que apresentam alta vulnerabilidade para a violência sexual contra crianças e adolescentes devido à mobilidade da população e também pela precariedade na rede de proteção e responsabilização”, disse Carmen Oliveira. Segundo ela, o objetivo das mobilizações é interiorizar mais as ações do governo federal, somar esforços com os programas governamentais em Roraima e também contar com a retaguarda da sociedade civil, do Parlamento e do Judiciário. 

Está prevista ainda, na sexta-feira, a assinatura de um documento reforçando o compromisso para o enfrentamento da violência sexual em Roraima pelas autoridades locais. O evento é uma iniciativa conjunta da SNPDCA/SDH, da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente e do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

 

Fonte:
Secretaria de Direitos Humanos



15/09/2011 15:44


Artigos Relacionados


Técnicos participam de oficina para enfrentamento de violência sexual de crianças e adolescentes

Setor público e provado assinam pacto de enfrentamento da violência sexual de crianças e adolescentes

Paraíba terá comissão para enfrentamento a violência letal contra crianças e adolescentes

Violência sexual atinge 2 milhões de crianças e adolescentes por ano, diz ONU

Oficina discute violência sexual contra crianças e adolescentes

Governo lança campanha contra violência sexual em crianças e adolescentes