'Enganaram os velhinhos', denuncia Mão Santa



O senador Mão Santa (PSC-PI) acusou os bancos de enganarem aposentados e pensionistas com empréstimos consignados cujas prestações reduziram em 40% os benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), "já achatados com a aplicação do fator previdenciário". Em pronunciamento no Plenário nesta segunda-feira (5), ele disse que o governo agiu como "a mãe dos banqueiros", que teriam feito propaganda enganosa.

- Os banqueiros fizeram umas letrinhas pequenas, que não puderam ser lidas pelos velhinhos, que têm hipermetropia [vista cansada] - afirmou.

O senador disse que a crise financeira internacional causou a quebra de bancos nos Estados Unidos, na Grã-Bretanha e na Espanha, mas nenhum banco faliu no Brasil, "graças à ajuda recebida do governo".

Mão Santa disse ter observado que o número de suicídios entre idosos aumentou na proporção de suas dificuldades financeiras. O senador ressaltou o papel dos aposentados como sustentáculos financeiro e emocional de muitas famílias brasileiras.

Pressão

Em aparte, o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) anunciou uma nova estratégia para pressionar a Câmara dos Deputados a votar propostas em favor dos aposentados já aprovadas pelo Senado, como o fim do fator previdenciário (PLS 296/03) e emenda do senador Paulo Paim (PT-RS) ao PL 1/07, que atribui a aposentadorias e pensões o mesmo percentual de reajuste do salário mínimo.

- A partir de agora, em qualquer dia de sessão deliberativa aqui, que tenha apreciação de qualquer matéria, nós vamos pedir verificação de quórum de cada votação e nós vamos deixar bem claro o porquê desse ato. Nós vamos pedir verificação de quórum para criar dificuldade ao governo, enquanto ele não se mexer e atuar no sentido de que a Câmara se mobilize para a votação dos projetos de interesse dos aposentados.

Os senadores Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) e Rosalba Ciarlini (DEM-RN) apoiaram a idéia de Mesquita Júnior. Paim, que presidia a sessão, afirmou que, se não houver votação das propostas na Câmara, também respaldará os pedidos de verificação de quórum. Nesta terça-feira, conforme Garibaldi, os líderes partidários devem se reunir com o presidente da Câmara em busca de uma solução para os aposentados e pensionistas.



05/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa a Lula: 'Os velhinhos sonharam com você. Não os decepcione'

Mão Santa: "Lula não deve aos bancos internacionais, mas deve aos velhinhos aposentados"

Mário Couto: 'Mais uma vez enganaram os aposentados'

Mão Santa denuncia apagão no Piauí

Mão Santa denuncia desmatamento no sul do Piauí

Mão Santa denuncia abusos de institutos de pesquisas