Mão Santa: "Lula não deve aos bancos internacionais, mas deve aos velhinhos aposentados"



O senador Mão Santa (PMDB-PI) criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por ter orientado a base do governo a não aceitar o projeto, aprovado pelos senadores, que estende aos aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) os mesmos reajustes concedidos ao salário mínimo. O projeto encontra-se sob exame da Câmara dos Deputados.
- O presidente Lula não deve aos bancos internacionais, ao Banco Mundial, mas deve aos velhinhos aposentados. Quem pagou INSS sobre dez salários mínimos e se aposentou, agora só recebe quatro salários mínimos. Pois eu pagaria os velhinhos, e não os bancos - afirmou.
Mão Santa voltou a criticar a aposentadoria que recebe de um fundo privado (Aplub), ao qual contribuiu por mais de 20 anos sobre cinco salários mínimos e agora recebe "apenas R$ 161,10 por mês". Ele apresentou da tribuna o último recibo e afirmou que "são estes tipos de planos de aposentadoria que o governo quer para o povo".
O senador também voltou a criticar o presidente Lula por ter ironizado o então presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Marco Aurélio Mello (sem citar diretamente o nome do ministro), por ter afirmado, em entrevista, que o lançamento do programa Territórios da Cidadania em ano eleitoral poderia ser contestado judicialmente.
- O presidente Lula tem de entender o que é democracia. Ele precisa ler a Mensagem aos Governantes escrita por Mitterrand - referindo-se a François Mitterrand, ex-presidente da França, e ao documento em que este sustenta a necessidade dos contrapoderes na democracia moderna.
Em aparte, do senador Paulo Paim (PT-RS) apoiou Mão Santa e informou que tem participado de manifestações em favor da aprovação da proposta do reajuste real para os aposentados. Paim defendeu a implantação de uma aposentadoria universal no país, mas pública, que garanta aos trabalhadores dez salários mínimos. Mão Santa também foi apoiado pelo senador Papaleo Paes (PSDB-AP) em suas críticas à posição do governo sobre a correção das aposentadorias do INSS.

14/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa: Lula pagou dívida externa, mas ainda deve aos aposentados

Mão Santa a Lula: 'Os velhinhos sonharam com você. Não os decepcione'

Mão Santa: veto ao reajuste para aposentados deve ser derrubado

'Enganaram os velhinhos', denuncia Mão Santa

Mão Santa aconselha Lula a tratar melhor os aposentados

Mão Santa pede a Renan que coloque em discussão veto de Lula ao aumento dos aposentados