Ensino de artes vai melhorar qualidade da escola, prevê Rosalba Ciarlini



A possibilidade de se tornar obrigatório o ensino de música e de artes plásticas e cênicas na educação básica (fundamental e média) foi aplaudida nesta terça-feira (2) por Rosalba Ciarlini (DEM-RN). Em discurso no Plenário, a senadora lembrou que a Comissão de Educação aprovou hoje, em decisão terminativa, proposta nesse sentido (PLS 337/2006), de autoria do então senador Roberto Saturnino e relatada por ela.

Para a senadora, a arte tem papel fundamental no fortalecimento da cidadania e ajuda o educando a se tornar mais crítico, compreendendo melhor o valor do aprendizado. Outro aspecto positivo do projeto, segundo Rosalba, é a possibilidade de expansão do campo de trabalho de músicos e artistas plásticos e cênicos.

A proposta, conforme a senadora, é um passo importante em direção à educação integral e à melhoria do ensino, cuja qualidade "vem retroagindo". Rosalba observou que os sistemas de avaliação têm demonstrado que mesmo os alunos considerados alfabetizados "não sabem compreender um texto e lá na frente terão grandes dificuldades para enfrentar os desafios da vida".

A senadora defendeu a valorização do ensino desde a pré-escola e considerou necessário ampliar vagas para que a educação infantil acolha mais crianças a partir dos três anos de idade. Em sua avaliação, isso fará com que essas crianças possam estar mais bem preparadas para entrar no ensino fundamental, prosseguindo com sucesso até a formação profissional.

Carência

Rosalba Ciarlini lembrou que uma audiência pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura, na noite de segunda-feira (1º), revelou um problema preocupante: a escassez de profissionais qualificados demandados pelas empresas e o desemprego causado pela baixa qualificação dos que procuram empregos no país. Depois de citar como setores que podem ser prejudicados o petróleo, o agronegócio e a mineração, ela defendeu um movimento nacional pela valorização das universidades e dos centros de ensino profissionalizantes.

Em aparte, Jefferson Praia (PDT-AM) disse que, quando foi secretário de Trabalho, Emprego e Renda de Manaus, implantou um programa chamado "Universidade do Povo" que levou qualificação aos trabalhadores da periferia, com unidades móveis que se instalavam em salões de igrejas, sindicatos e entidades sociais.

Rosalba afirmou que, quando foi prefeita de Mossoró (RN), implantou iniciativa semelhante, chamada "Balcão do Trabalhador", que capacitava os interessados conforme as necessidades de mão-de-obra do município.



02/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rosalba Ciarlini defende investimentos em pré-escola

Rosalba destaca contribuição do ensino das artes para a formação da cidadania

CE aprova projeto que pode melhorar qualidade do ensino

Haddad: é preciso melhorar a qualidade do ensino em todas as regiões

Pronacampo vai melhorar qualidade do ensino no campo para aumentar produtividade

Redução do número de vagas em curso de Direito busca melhorar qualidade de ensino