Redução do número de vagas em curso de Direito busca melhorar qualidade de ensino



Sobre a redução de 10,9 mil vagas de ingresso em 136 cursos de direito determinadas pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do Ministério da Educação (MEC), o ministro Fernando Haddad, disse na quinta-feira (2), que a medida visa garantir a expansão do ensino superior com qualidade. Os cursos apresentaram resultado insatisfatório no conceito preliminar de curso (CPC) de 2009.

Segundo Haddad, os cursos que tiveram vagas reduzidas têm a oportunidade e o prazo para rever a situação, e, no recredenciamento, mostrar que foram capazes de sanar os problemas. Ele lembrou que o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) trabalha com indicadores e não tem nada de subjetivo. “O modelo de supervisão está criado e os indicadores sinalizam ao ministério a saúde e a qualidade dos cursos”, disse.

A redução e o corte de vagas começaram em 2007 nos cursos de medicina e pedagogia e mais tarde alcançaram o direito.


Cortes de vagas

A determinação da Seres, publicada em medida cautelar na quinta-feira (2), no Diário Oficial da União, abrange cursos submetidos ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2009 — o resultado foi divulgado em fevereiro último. A medida atinge os cursos que apresentaram CPC 1 ou 2 em uma escala que vai até 5.

A redução do número de vagas é obrigatória até a renovação de reconhecimento dos cursos. Caso os cursos mantenham o resultado insatisfatório, a determinação da Seres pode ser definitiva. De acordo com o CPC do curso, o percentual de redução de vagas teve como base uma variação entre 15% e 65%. No cálculo, foi considerado o resultado no CPC contínuo. Ou seja, quanto menor o CPC, maior o percentual de redução.

A partir da notificação, as instituições de educação superior relacionadas no despacho da Seres têm prazo de até 30 dias para apresentar defesa à secretaria.

 

Fonte:
Ministério da Educação



03/06/2011 11:53


Artigos Relacionados


Projeto do governo busca melhorar qualidade do biodiesel

CE aprova projeto que pode melhorar qualidade do ensino

Haddad: é preciso melhorar a qualidade do ensino em todas as regiões

Pronacampo vai melhorar qualidade do ensino no campo para aumentar produtividade

Ensino de artes vai melhorar qualidade da escola, prevê Rosalba Ciarlini

MEC suspende 11 mil vagas em cursos de direito de baixa qualidade