CE aprova projeto que pode melhorar qualidade do ensino



Turmas com crianças de cinco e seis anos de idade terão, no máximo, 30 alunos, e deverão contar com dois professores regentes - ou um professor regente, se forem formadas por até 18 alunos. É o que determina substitutivo do ex-senador Wilson Matos a projeto de lei (PLS 277/07) do senador Flávio Arns (PT-PR) aprovado nesta quarta-feira (15), em turno suplementar, pela Comissão de Educação (CE).

VEJA MAIS

A proposição, aprovada em decisão terminativa pela CE, determina ainda que a implantação da medida será feita de forma gradual em toda a rede de ensino, nas seguintes proporções: 30% em 2008; 50% em 2009; 70% em 2010; e 100% em 2011.

Flávio Arns, ao defender, no texto original do seu projeto, cada turma com o máximo de 25 alunos, informa que a proposta tem por meta melhorar a qualidade de oferta da educação para todas as crianças brasileiras.

Audiências

Na mesma reunião, a CEaprovou requerimentos do senador Renato Casagrande (PSB-ES) e da senadora Ideli Salvatti (PT-SC) solicitando realização de audiência pública com o ministro do Esporte, Orlando Silva, para prestar informações e fazer um balanço sobre os Jogos Pan-Americanos realizados recentemente na cidade do Rio de Janeiro.

O presidente do colegiado, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), pediu que fosse convidado para a mesma audiência pública o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman. O plenário da comissão acolheu o pedido. A reunião, em data ainda a ser marcada, também servirá para homenagear os atletas brasileiros que participaram dos jogos.

Outro requerimento aprovado, de autoria do senador Papaléo Paes (PSDB-AP), solicita audiência pública para debater a exigência de aprovação em exame de proficiência como requisito para o exercício das profissões de Medicina e Odontologia.

Foi aprovado, ainda, requerimento do senador Cristovam Buarque pedindo audiência pública para discutir as causas da violência nas escolas brasileiras. Para ele, o problema é endêmico e precisa ser analisado principalmente com relação à violência praticada contra os professores.

Crédito Educativo

Por solicitação do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), a CE adiou a votação, em decisão terminativa, do projeto de lei de autoria da senadora Fátima Cleide (PT-RO) que institui o Programa de Crédito Educativo para Estudantes de Pós-Graduação (PLS 304/06). Na prática, o objetivo do programa é formar profissionais altamente qualificados nas áreas da pesquisa científica e inovação tecnológica.

Zambiasi reconheceu que o projeto tem o seu valor, mas disse entender ser necessário ouvir especialistas para que a proposta seja aperfeiçoada.



15/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Haddad: é preciso melhorar a qualidade do ensino em todas as regiões

Pronacampo vai melhorar qualidade do ensino no campo para aumentar produtividade

Ensino de artes vai melhorar qualidade da escola, prevê Rosalba Ciarlini

Redução do número de vagas em curso de Direito busca melhorar qualidade de ensino

Rodrigo Rollemberg: PEC aprovada na CCJ pode melhorar qualidade do serviço público

AUTO-AJUDA PODE MELHORAR QUALIDADE DE VIDA NO PAÍS, DIZ LAIR RIBEIRO