Ensino de história regional e local poderá ser reforçado



Com a finalidade de reforçar o ensino de história local e regional nas escolas de ensino fundamental e médio de todo o país, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) apresentou projeto de lei para exigir que os currículos dessas instituições incluam, obrigatoriamente, conteúdos relativos às contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, em especial das matrizes indígena, africana e européia.

Pelo PLS 155/08, em tramitação na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), as escolas de ensino fundamental e médio deverão ter, em seus currículos, simultaneamente, uma base nacional comum e uma pauta diversificada relacionada às características históricas regionais e locais.

Na justificação do projeto, Jereissati argumenta que não se observa, em muitas escolas do Nordeste, a prática de valorização dos elementos da história local e regional. Segundo ele, é comum encontrar crianças e adolescentes completamente alheios a acontecimentos, figuras e datas relevantes de sua região e de sua cidade.

Para o senador, essa situação é grave, porque o conhecimento de aspectos culturais e históricos de uma comunidade contribui para um maior comprometimento de seus membros, ao mesmo tempo em que fortalece os laços culturais indispensáveis para a construção da identidade das populações envolvidas.

Jereissati reconhece existir esse tipo de preocupação em grupos regionais de dança folclórica, que se responsabilizam pela transmissão de usos, costumes e saberes relacionados a essa arte. Ele afirma, porém, que as escolas encontram-se mais bem equipadas para assumir tarefas dessa natureza, por meio do ensino sistemático de aspectos históricos locais e regionais e das contribuições das diferentes culturas e etnias que formam o povo brasileiro.

28/07/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ensino de arte regional poderá ser obrigatório

Ensino técnico será reforçado com R$ 24 bi

CDES discute no Rio de Janeiro desenvolvimento local e regional

Cultura local poderá ter mais espaço na TV

Conexão à internet poderá ter sempre valor de ligação local

Tasso Jereissati propõe mudanças no ensino da História do Brasil