Tasso Jereissati propõe mudanças no ensino da História do Brasil



De autoria do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), o Projeto de Lei do Senado (PLS) 155/08 obriga a inclusão de conteúdos relativos aos aspectos históricos regionais e locais no ensino da História do Brasil. Desse modo, escolas de ensino médio deverão abordar os diferentes costumes e etnias existentes no país. O projeto, que tramita em decisão terminativa na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), atualmente aguarda recebimento de emendas.

Na justificação da matéria, o senador Tasso Jereissati cita a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, que trata da composição de currículos do ensino fundamental e médio. A lei determina que os currículos escolares devem ter "uma base nacional comum que deve ser complementada por outra diversificada para atender características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela". De acordo com o projeto, a parte diversificada dos currículos poderá ser complementada justamente pelo ensino de conteúdos que levem em conta aspectos históricos de cada região.

Jereissati argumenta, ainda, que "o conhecimento de aspectos culturais e históricos de uma comunidade contribui sobremaneira para um maior comprometimento de seus membros, ao mesmo tempo em que fortalece os laços culturais indispensáveis para a construção da identidade das populações envolvidas".



05/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tasso Jereissati propõe punição mais severa para beneficiário de trabalho escravo

Tasso Jereissati: "O Brasil deve muito a d. Ruth"

ACM aplaude decisão do STF favorável a Tasso Jereissati

Senadores prestam solidariedade a Tasso Jereissati

Tasso Jereissati vai relatar reforma administrativa do Senado

Tasso Jereissati mostra preocupação com "crime desorganizado"