Pesquisa mostra 13,3% dos brasileiros moram com pelo menos um fumante
A Vigilância de Fatores de Risco e Proporção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) avaliou, neste ano, pela primeira vez a situação do fumante passivo no Brasil. A pesquisa mostra que 13,3% dos brasileiros moram com pelo menos uma pessoa que costuma fumar dentro de casa.
Além disso, 12,8% das pessoas que não fumam convivem com ao menos um colega que fuma no local de trabalho. A convivência com fumantes passivos em casa é mais comum na faixa dos 18 aos 24 anos (19%). Já no ambiente de trabalho, a situação é verificada principalmente na faixa etária dos 25 aos 34 anos (15,8%) e dos 35 aos 44 anos (15,7%).
O Instituto Nacional do Câncer informa que pelo menos 2,6 mil não fumantes morrem no Brasil por ano devido a doenças provocadas pelo tabagismo passivo. Pessoas que não fumam, mas enfrentam essas condições, têm 30% de chances a mais de desenvolver câncer de pulmão e 24% a mais de sofrer infarto e doenças cardiovasculares.
Fonte:
Agência Brasil
21/06/2010 18:51
Artigos Relacionados
Empresários industriais estão menos otimistas, mostra pesquisa da CNI
Empresário da indústria está menos confiante no futuro da economia, mostra pesquisa
Paim elogia documentário exibido pelo Fantástico, que mostra afro-brasileiros como a maioria dos brasileiros marginalizados
CNJ atualiza dados e mostra que pelo menos 100 juízes têm a vida ameaçada
Brasileiros que moram no exterior poderão sacar FGTS
Ensino fundamental pode ser concluído por brasileiros que moram no exterior