Entidade denuncia expulsão de brasileiros de Portugal
O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador Roberto Saturnino (PT-RJ), recebeu manifesto encaminhado pela Casa do Brasil de Lisboa, por meio do qual a entidade denuncia a suposta expulsão de imigrantes brasileiros de Portugal, em conseqüência de buscas realizadas pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras daquele país. O documento foi distribuído nesta quinta-feira (23) aos integrantes da comissão, que irá solicitar informações ao Ministério das Relações Exteriores, de acordo com Saturnino.
As buscas, segundo a nota, foram realizadas neste último final de semana pelas autoridades portuguesas em alguns locais de diversão e encontro de brasileiros. O documento, datado do dia 21 deste mês, é assinado pela diretora daCasa do Brasil em Lisboa, Heliana Bibas.
- Os relatórios europeus e mundial sobre imigração divulgados este mês apontam para os aspectos positivos e as conseqüências da imigração num mundo globalizado. Paralelamente, temos os discursos de altos representantes governamentais apresentando perspectivas de mudança na legislação para torná-la mais adequada e realista. Mas, por outro lado, a polícia está aí para comprovar que, na prática, a teoria é outra e que o que vale mesmo é a lei da força, aplicada, na maioria das vezes, sobre os mais fracos - assinala o documento.
Por meio da nota, a Casa do Brasil de Lisboa exige "providências imediatas" e que o governo brasileiro, o embaixador do Brasil em Portugal, Antonio Paes de Andrade, e o Consulado Geral do Brasil na capital portuguesa assumam a defesa dos imigrantes brasileiros.
24/03/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Entidade denuncia expulsão de brasileiros de Portugal
MALDANER ALERTA PARA EXPULSÃO DE BRASILEIROS
CRE debate ameaça de expulsão de brasileiros na fronteira boliviana
Alvaro Dias protesta contra expulsão de jornalistas brasileiros de Cuba
Geraldo Mesquita quer ouvir embaixador da Bolívia sobre expulsão de brasileiros
Entidade denuncia projetos de lei contrários aos direitos das mulheres