CRE debate ameaça de expulsão de brasileiros na fronteira boliviana
A situação de 20 famílias brasileiras ameaçadas de expulsão da cidade de San Ignácio de Velasco, na fronteira da Bolívia com o Brasil, será debatida em audiência pública nesta quarta-feira (23), às 10h30, pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). A expulsão teria sido anunciada pelo Ministério de Terras da Bolívia no dia 13 de agosto, conforme reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo.
O requerimento para realização da audiência é de autoria dos senadores Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) e Eduardo Suplicy (PT-SP). Para debater o assunto foi convidado o ministro Eduardo Gradilone Neto, diretor do Departamento das Comunidades de Brasileiros no Exterior, do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
De acordo com a reportagem, os dois governos já estão providenciando, por meio da Organização Internacional de Migrações (OIM), a transferência de outras 1.500 famílias da região fronteiriça de Pando, na Amazônia Boliviana. A ideia é que essas famílias sejam transferidas para terras no interior daquele país ou do Brasil.
A reportagem informa ainda que o governo boliviano considera que a retirada dos brasileiros estaria de acordo com a nova Constituição, segundo a qual "nenhum estrangeiro pode adquirir ou ter propriedades em território nacional sob usufruto em uma faixa de 50 km a partir da fronteira".
21/09/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Projeto de Antero reativa discussão sobre ameaça de expulsão de jornalista americano
MALDANER ALERTA PARA EXPULSÃO DE BRASILEIROS
Entidade denuncia expulsão de brasileiros de Portugal
Entidade denuncia expulsão de brasileiros de Portugal
Alvaro Dias protesta contra expulsão de jornalistas brasileiros de Cuba
Geraldo Mesquita quer ouvir embaixador da Bolívia sobre expulsão de brasileiros