Entidades da Previdência podem pagar taxa de fiscalização e controle até 10 de maio



A primeira parcela do pagamento da Taxa de Fiscalização e Controle (Tafic) poderá feita até dia 10 de maio pelas Entidades Fechadas da Previdência complementar (EFPC) por meio do Guia de Recolhimento da União GRU-Cobrança, que já está disponível na internet.

O sistema de recolhimento da Tafic, feito em parceria entre a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), o Ministério da Previdência Social e a Dataprev, não aceita pagamento de GRU inferior a R$ 50. Por isso, as EFPC, cujo cálculo da taxa de fiscalização for menor que esse valor devem acumular recolhimentos, neste caso sem incidência de juros ou multa.

A Tafic foi instituída pela Lei nº 12.154/09 que criou a Previc. A taxa é recolhida ao Tesouro Nacional, em conta vinculada à autarquia, e poderá ser paga até o vencimento na rede bancária credenciada. Após o vencimento, o pagamento será feito somente no Banco do Brasil, com juros e multa. O valor da Tafic será determinado por plano de benefícios, aqui incluídos os assistenciais (de saúde e de natureza financeira), da mesma forma que serão excluídos os planos em liquidação e os planos de gestão administrativa (PGA).

De acordo com a lei, a Tafic será paga a cada quatro meses, e seu recolhimento será feito até o dia 10 dos meses de janeiro, maio e setembro de cada ano. Porém, em 2010, o recolhimento será feito somente em maio e setembro Essa taxa a ser paga pela EFPC será calculada com base nos recursos garantidores do plano de benefícios no último dia dos meses de agosto, dezembro e abril antecedentes, respectivamente.

Em caso de dúvida por parte dos fundos de pensão para o pagamento da taxa, durante esta semana, o sistema oferece a opção ao usuário de consultar os técnicos da Previc por meio do Fale Conosco.

Fonte:
Ministério da Previdência





05/05/2010 18:24


Artigos Relacionados


Comissão debate Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental

JÁDER QUER FISCALIZAÇÃO DE ENTIDADES DE PREVIDÊNCIA PRIVADA

Taxa de Fiscalização da Previdência Complementar deve ser paga até dia 10

Taxa de fiscalização da Previdência Complementar deve ser paga até sexta-feira (9)

Empreendedor individual tem até o dia 20 para pagar contribuição de maio

Lojistas do Simples vão pagar 1% sobre antecipação de recebíveis no mês de maio