Entra em pauta projeto que trata da doação de recursos públicos para escolas



Os senadores deverão votar na sessão de quarta-feira (24) substitutivo do então senador José Jorge (PFL-PE) ao projeto da Câmara que define escolas comunitárias, confessionais e filantrópicas, para fins de recebimento de recursos públicos. Ele optou por modificar o projeto original por considerar que ele não representa um aperfeiçoamento da matéria e, em grande parte, apenas repete, com outros termos o que já consta na Lei de Diretrizes de e Bases da Educação (LDB).

Por outro lado, José Jorge resolveu acolher em seu substitutivo algumas sugestões do projeto, como a referência à doação como meio de assegurar a destinação do patrimônio de escola comunitária, confessional ou filantrópica no caso de encerramento de suas atividades, e a vinculação do caráter não-lucrativo à concessão de gratuidades totais ou parciais a alunos carentes, em valor igual ou superior ao auxílio público recebido.

O substitutivo, ao invés de regulamentar o artigo da Lei de Diretrizes de Base que define as categorias de escolas para regularizar a transferência de recursos públicos, propõe que seja feito um acréscimo à LDB, de forma a facilitar a consolidação da legislação educacional. A matéria foi aprovada pela Comissão de Educação em dezembro do ano passado.

19/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto que autoriza doação de R$ 25 milhões para reconstrução de Gaza entra na pauta

Projeto que trata de recursos para a produção de biodiesel está na pauta da CI

CCJ analisa projeto que trata da reserva de vagas para alunos de escolas públicas

Segue para Câmara projeto que trata da oferta de alimentos saudáveis nas escolas

Projeto que concede incentivos fiscais para indústrias nacionais entra na pauta do Senado

Na pauta da CCJ, projeto que trata da violência escolar