ERNANDES AMORIM PEDE REVISÃO NAS PRESTAÇÕES DA CASA PRÓPRIA



O senador Ernandes Amorim (PPB-RO) informou hoje (dia 31) haver solicitado à Consultoria Legislativa da Casa dados para propor uma revisão dos reajustes das prestações da casa própria. Para isso, o senador examinará a Medida Provisória nº 1.635, que trata da renovação de dívidas e responsabilidades do Fundo de Compensação de Variações Salariais (FCVS). Ele criticou as altas taxas de juros cobradas no Sistema Financeiro Habitacional.

- O governo federal socorreu bancos falidos e estados que manusearam mal os recursos da habitação, oferecendodinheiro a juros de 6% a 10% ao ano. No entanto, não tem verba para ajudar mutuários que estão pagandojuros altos e não conseguem quitar seus débitos junto à Caixa Econômica Federal(CEF) - afirmou.

Segundo o senador,muitos trabalhadores estão pagando seus imóveis, há 10 ou 15 anos, devendo ainda mais que o valor de suas propriedades. Mesmo assim, a CEF não mede sacrifícios para retomar esses imóveis, aumentando o número de sem-tetos no país.

Ernandes Amorim pretende fazer um levantamento sobre as empresas responsáveis pela construção de imóveis no país. Ele desconfia que "muita gente ganhou dinheiro, fez fortunas e grandes empresas enriqueceram às custas dos trabalhadores".

O senador participou, em Rondônia, de duas reuniões e recebeu inúmeros apelos de mutuários preocupados com a possibilidade de perderem seus imóveis. O senador informou que vai conversar com o presidente da CEFe da Cohab naquele estado para negociar as taxas de juros.



31/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias defende dedução das prestações da casa própria do IR

ERNANDES AMORIM DEFENDE REVISÃO DA POLÍTICA DE PRIVATIZAÇÃO

Uso do FGTS para pagar prestações atrasadas da casa própria é rejeitado na CAS

ERNANDES AMORIM PEDE SAÍDA DO PPB DO GOVERNO

ERNANDES AMORIM PEDE QUE O GOVERNO SALVE O BEROM

ERNANDES AMORIM PEDE INCENTIVOS PARA AGROPECUÁRIA