Escoamento da safra de grãos no Piauí corre risco, diz Mão Santa
Em pronunciamento nesta segunda-feira (6), o senador Mão Santa (PMDB-PI) destacou matéria do jornal Diário do Povo, segundo a qual as péssimas condições de tráfego da BR-235 poderão comprometer o escoamento da produção de 200 mil toneladas de grãos de soja e milho no Piauí.
De acordo com o jornal, o problema é mais grave na região da Serra das Guaribas, o que vem causando apreensão aos produtores rurais locais, que cultivam soja, milho e algodão em uma área aproximada de 70 mil hectares.
- Os agricultores estão no limite do desespero. Lamentam a falta de apoio do governo em projetos de melhoria da infraestrutura. A estrada é um atoleiro só. Os prejuízos dos agricultores são incalculáveis, com encalhe, perdas, avaria na produção, dano de manutenção com os veículos e gasto extra de combustíveis - afirmou.
Mão Santa informou que um grupo de produtores reuniu-se na última quinta-feira (2) em busca de soluções para o caso. Segundo o senador, a única saída viável seria a recuperação imediata de pelo menos 70 quilômetros da BR-235, entre a fazenda Jatobá e o município de Santa Filomena, a um custo aproximado de R$ 198 mil.
- Esse é o custo para tapar os buracos. O governo deveria consertar para reaver as condições mínimas de trafegabilidade. Os agricultores foram unânimes em afirmar que o governo deu as costas para a região - concluiu.
06/04/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Gargalos logísticos dificultam escoamento de safra de grãos, constata Blairo Maggi
Mão Santa: produção de grãos do Piauí está em queda
Em junho, IBGE prevê safra de grãos 8,0% maior que safra recorde de 2010
Em abril, IBGE prevê safra de grãos 6,0% maior que safra recorde de 2010
IBGE prevê safra de grãos 4% maior que safra recorde de 2010
IBGE prevê safra de grãos 6,2% maior que a safra recorde de 2010