Mão Santa: produção de grãos do Piauí está em queda



Citando dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o senador Mão Santa (PMDB-PI) afirmou que a produção das principais culturas de grãos do Piauí está em queda. Ele apontou três causas para essa redução: a política econômica do governo federal (com altas taxas de juros e apreciação cambial); a falta de uma solução para o endividamento dos produtores rurais; e a inexistência de uma política agrícola real para os produtores nordestinos.

Mão Santa declarou que, de acordo com o último Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - pesquisa realizada mensalmente pelo IBGE -, a estimativa é que a produção de grãos dos principais produtos agrícolas do estado alcance 1,2 milhão de toneladas neste ano. Mas, ressalvou ele, "isso representa uma redução de 21,37% em relação à previsão feita em janeiro deste ano".

O senador disse que as principais culturas de grãos do Piauí são compostas por cereais e leguminosas (arroz, fava, feijão e milho) e oleginosas (soja, algodão e mamona).

30/03/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Escoamento da safra de grãos no Piauí corre risco, diz Mão Santa

Mão Santa mostra indignação com queda do PIB per capita do Piauí

Mão Santa mostra indignação por queda do PIB per capita do Piauí

Mão Santa destaca desenvolvimento da produção de soja no Piauí

Produção de grãos atinge 161,5 toneladas

Produção de grãos cai 2,4% em relação à última safra