Escola de Olímpia resgata o folclore brasileiro
Entre as atividades, campeonato de pipas agitou os estudantes
Para resgatar e preservar a cultura nacional, os alunos de 5ª a 8ª série do ensino fundamental da EE Dr. Elói Lopes Ferras, em Olímpia, embarcaram em uma viagem sobre as lendas e costumes brasileiros. Neste mês, quando se comemora o Dia Nacional do Folclore, os alunos colocaram em prática o projeto “Folclore e cultura popular”.
A iniciativa, desenvolvida sob a supervisão dos professores Flávio dos Santos, Ademércia Cassiolato e Vivian Xavier Nadotti, resgata brinquedos e atividades tradicionais no país, como as bonecas de pano e pipas, além de permitir que os estudantes possam conhecer e valorizar os costumes e crenças brasileiras.
Durante o evento, realizado nos dias 9 e 10, foram apresentadas oficinas de brinquedos folclóricos, com bonecas de pano, pipa e bito - pequenos saquinhos de tecido preenchidos com arroz- confeccionados pelos próprios alunos. A programação especial também contou com a realização de brincadeiras, jogo de taco ou bétia e bolinhas de gude. O público também pode desfrutar da apresentação de Carimbó, dança originária do estado do Pará, interpretada pelas alunas da 6ª série, com a organização da professora Dauri Vaz de Lima Hernandez.
O último dia das atividades foi marcado por um campeonato de pipas realizado entre os estudantes, em um campo aberto próximo à unidade escolar. Cerca de 150 alunos participaram das ações nos dois dias de evento.
O Folclore Brasileiro
O Folclore é a expressão da cultura, dos costumes e tradições de um povo, que podem ser expressos de maneira oral, escrita ou cênica. Dessa forma, o folclore é contado e recontado pela oralidade popular e representa a sabedoria do povo.
Ele inclui mitos, lendas, contos populares, brincadeiras, provérbios, adivinhações, orações, maldições, encantamentos, juras, xingamentos, gírias, apelidos de pessoas e de lugares, desafios, saudações, despedidas e trava-línguas. Também são parte do folclore as festas, encenações, artesanato, símbolos, receitas de comidas, medicina popular, danças, música instrumental e canções.
O folclore brasileiro possui a herança cultural dos índios, dos portugueses colonizadores, dos africanos e de outros imigrantes europeus. É, portanto muito rico, sem contar as múltiplas manifestações resultantes da extensão do território brasileiro e das diversidades regionais.
Diversas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar. O folclore brasileiro deu origem a várias festas populares, que ocorrem em todo o país. Entre as principais lendas folclóricas estão o saci pererê, mula sem cabeça, currupira, Iara e outras.
Da Secretaria da Educação
08/22/2007
Artigos Relacionados
Escola de Vargem Grande Paulista realiza mês do folclore
Câmara Cascudo, o narrador do folclore brasileiro
“Saci Parade”: personagem do folclore brasileiro estará nas estações da CPTM
Helicóptero brasileiro resgata refém das Farc em missão humanitária
Cinema brasileiro poderá aproximar-se da escola
Brasileiro aprende a ser racista em casa e na escola, diz secretário da Bahia