Escolhidas as cinco ganhadoras do diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz



Foram escolhidas nesta terça-feira (3) as cinco vencedoras do diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz de 2004. Esta é a terceira premiação do diploma, concedido a pessoas que se destaquem na defesa dos direitos femininos e na discussão das questões de gênero. As ganhadoras receberão o diploma em sessão solene do Senado Federal no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

As vencedoras são: Eva Sopher, presidente da Fundação Theatro São Pedro, de Porto Alegre (RS); Maria Gleyde Martins Costa, do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher de Roraima; Mônica Maria de Paula Barroso, que trabalha como defensora pública em Fortaleza (CE); Maria Aparecida Schumaher, do Movimento de Defesa dos Direitos da Mulher no Rio de Janeiro e Zuleika Alambert, feminista, escritora, conferencista e política com atuação em Santos (SP).

Este ano, apenas a Região Centro-Oeste ficou sem representatividade entre as escolhidas. É praxe entre os membros do Conselho Mulher-Cidadã Bertha Lutz premiar uma vencedora por região geográfica do país, mas os senadores presentes decidiram desta vez respeitar a nomeação dos nomes mais votados, independente da região a que pertencessem. O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) destacou que o Centro-Oeste está representado na premiação, uma vez que a presidência do conselho é ocupada pela senadora Serys Slhessarenko (PT-MT).

Os senadores Serys, Zambiasi, Geraldo Mesquita Júnior (PSB-AC), Patrícia Saboya (PPS-CE) e Augusto Botelho (PDT-RR) destacaram a dificuldade de escolher apenas cinco nomes entre 45 currículos de tanto destaque recebidos este ano. Serys disse que os currículos estavam em pé de igualdade e que, na verdade, todas as mulheres que lutam e trabalham no dia-a-dia são vencedoras também. A senadora Roseana Sarney (PFL-MA) havia sido indicada para receber o prêmio, mas abriu mão da honra por fazer parte do conselho.





03/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vanessa Grazziotin anuncia ganhadoras do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz

Conselho escolhe as cinco candidatas que receberão o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz

Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz dá visibilidade à luta contra discriminações à mulher, diz Serys

Premiadas com o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz em 2009

As agraciadas deste ano com o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz

Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz recebeu 49 inscrições