Conselho escolhe as cinco candidatas que receberão o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz



O Conselho do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz escolheu, em reunião realizada nesta quinta-feira (8), as cinco mulheres que serão homenageadas na sexta edição da condecoração. Elas receberão o diploma no dia 8 de março, em sessão solene do Congresso Nacional. As eleitas foram: Ivana Farina Navarrete Pena, de Goiás; Maria Yvone Loureiro Ribeiro, de Alagoas; Sueli Batista dos Santos, do Mato Grosso; Moema Libera Viezzer, do Paraná; e Beatriz Moreira Costa , do Rio de Janeiro.

VEJA MAIS

De profissões distintas, como jornalista, advogada e servidoras públicas, elas foram escolhidas entre outras 50 candidatas para receber o prêmio instituído pela Mesa Senado em 2001 como forma de homenagear anualmente mulheres de todo o país que tenham prestado relevantes serviços na defesa dos direitos femininos e em questões de gênero. A presidente do Conselho, senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), ressaltou que a escolha foi complicada:

- São 50 currículos brilhantes. Tamanha é a luta de tantas mulheres que fica difícil escolher. Essas cinco representam todos os outros currículos e as lutadoras anônimas pelo Brasil, verdadeiras heroínas que lutam por seus direitos, pela sobrevivência, por trabalho, saúde e educação para seus filhos e contra a discriminação e o preconceito - analisou.

O senador Geraldo Mesquita (PMDB-AC), vice-presidente do conselho, ressaltou que o prêmio tem uma simbologia muito importante e interessante, já que sinaliza para a conscientização e compreensão do papel da mulher, que atuam em áreas distintas, em prol da sociedade, e nem sempre são reconhecidas.

- A premiação é um exemplo, um aceno para toda a sociedade da necessidade de reconhecimento a quem tem seu valor - disse.

Bertha Lutz

Bertha Maria Júlia Lutz nasceu em São Paulo, no dia 2 de agosto de 1894. Era filha da enfermeira inglesa Amy Fowler e do cientista e pioneiro da medicina tropical, Adolfo Lutz. Ela é conhecida como a maior líder na luta pelos direitos políticos das mulheres brasileiras por ter sido responsável pela aprovação da legislação que lhes outorgou o direito de votar e serem votadas.

O Conselho do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz é composto ainda pelos senadores Papaléo Paes (PSDB-AP), Roseana Sarney (PMDB-MA), Lúcia Vânia (PSDB-GO), Augusto Botelho (PT-RR), Sérgio Zambiasi (PTB-RS), Magno Malta (PR-ES) e Patrícia Saboya Gomes (PSB-CE).



08/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Prazo para indicação de candidatas ao Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz termina em 1º de novembro

Senado prorroga prazo para inscrições de candidatas ao Diploma Mulher Cidadã Bertha Lutz

Escolhidas as cinco ganhadoras do diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz

Conselho do Senado divulga nomes das homenageadas com Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz

Conselho do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz será instalado nesta quarta

Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz dá visibilidade à luta contra discriminações à mulher, diz Serys