Especial da TV Senado mostra a magia do futebol brasileiro nos anos 60



A TV Senado apresenta neste fim de semana o 15º programa da série O Brasil e o Brasileiros, por Thomaz Farkas, que mostra a magia do futebol brasileiro em dois filmes dedicados ao assunto: Subterrâneos do Futebol e Todo Mundo. O programa vai ao ar sábado (11) às 15h30 e domingo (12) às 15h30 e às 21h.

Subterrâneos do Futebol mostra o que era o futebol em 1964, com craques em ascensão e em declínio e as relações do público com esse esporte, tendo como eixo todo o mito criado em torno de Pelé, já em meados dos anos 60. O filme mostra os jovens jogadores que têm no ídolo um exemplo a seguir, a competição por uma vaga no time, o risco das contusões e as dificuldades em conciliar a família com as atividades profissionais.

Ilustrado com imagens raras de um tempo em que não havia ainda as transmissões pela TV, o filme tem direção de Maurice Capovilla e direção de produção do jornalista Vladimir Herzog

Todo Mundo apresenta o espetáculo do futebol visto através de suas torcidas e suas participações nos jogos dos campeonatos brasileiros. Tem direção de Thomaz Farkas e texto de Alberto Helena Júnior, um dos mais famosos cronistas esportivos do país. Desta vez o foco são as torcidas. Estádios lotados, fogos, bandeiras, faixas e gritos de guerra. Logo no início, o cronista faz um paralelo entre o espetáculo do futebol e as lutas de cavaleiros da Idade Média. O resultado é um universo de fantasia.

Ainda neste fim de semana o programa Parlamento Brasil - O Povo brasileiro, da TV Senado, apresenta o trabalho realizado nas Assembléias Legislativas e Câmaras Municipais em todo o país. O destaque neste fim de semana é a exposição A conquista do Espaço - Novas formas da arte de rua, que tem atraído o público do bairro Pinheiros em São Paulo. Na exposição podem ser vistas obras de 11 artistas de rua de todo o mundo que utilizam diversas técnicas para expressar sua criatividade. O programa vai ao ar às 15h30 do sábado (11) e às 15h30 e às 21h do domingo (12).

O programa Inclusão, que vai ao ar neste sábado (11), às 11h30 e às 22h30, exibe o especial Hanseníase, um passado presente, vencedor do prêmio Alexandre Adler de Jornalismo em Saúde em 2006. O programa pé reapresentado no domingo (12), às 9h e às 16h30. O Inclusão substitui o especial Diplomacia, sobre as relações Brasil-Bolívia, que, por problemas técnicos, não poderá ser apresentado, como estava previsto.



10/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Espanha desfruta a magia do cinema brasileiro

Museu do Futebol comemora quatro anos com programação especial

SENADO VAI INVESTIGAR IRREGULARIDADES NAS ONGs E NO FUTEBOL BRASILEIRO

SENADO CRIA CPI PARA APURAR IRREGULARIDADES NO FUTEBOL BRASILEIRO

Para Álvaro Dias, conclusão da CPI do Futebol pode dar novo rumo ao futebol brasileiro

Museu do Futebol inaugura Centro de Referência do Futebol Brasileiro