SENADO VAI INVESTIGAR IRREGULARIDADES NAS ONGs E NO FUTEBOL BRASILEIRO



Duas comissões parlamentares de inquérito para investigar a atuação das organizações não-governamentais e irregularidades no futebol brasileiro foram criadas pelo Senado na semana que se encerra. Solicitada pelo senador Álvaro Dias (PSDB-PR), a CPI do Futebol vai investigar, entre outros fatos, denúncias de sonegação fiscal por clubes e atletas.
De iniciativa dos senadores Bernardo Cabral (PFL-AM) e Mozarildo Cavalcante (PFL-RR), a CPI das ONGs vai apurar sobretudo a entidades que atuam na Amazônia e a aquisição irregular, por uma delas, de área superior a 172 mil hectares de terras públicas no sul de Roraima. A CPI vai investigar também a interferência das ONGs em questões indígenas, ambientais e de segurança nacional.
Ao longo da semana, o Senado decidiu que os Estados e o Distrito Federal poderão instituir a prestação voluntária de serviços administrativos e de serviços auxiliares de saúde e defesa civil nas polícias militares e nos corpos de bombeiros. Na prestação voluntária desses serviços, estarão proibidos o porte ou o uso de arma de fogo, assim como o exercício do poder de polícia.
Foi aprovado texto determinando que somente em operações especiais o policial poderá usar capuz ou qualquer outro recurso que impeça sua identificação. Foi votado projeto de lei criando 340 novos cargos de procurador da República, a serem preenchidos por concurso público. O objetivo da proposta, de iniciativa do Ministério Público, é estabelecer simetria entre o número de procuradores e de juízes federais, para assegurar o andamento harmônico da atividade jurisdiscional.
O Plenário aprovou a indicação de Ilan Goldfajnm, professor da PUC do Rio de Janeiro, para o cargo de diretor de Política Econômica do Banco Central. E devolveu às comissões técnicas dois projetos que estavam na pauta de votações. Para a Comissão de Assuntos Econômicos foi devolvido o texto com que o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) pretendia impedir o governo de alienar as ações excedentes do controle acionário da União sobre a Petrobras. Para a Comissão de Serviços de Infra-Estrutura foi enviado o projeto com que o senador Pedro Simon (PMDB-RS) pretende aperfeiçoar os critérios para a autorização de funcionamento de emissoras de rádio e televisão.
Na mesma semana, os senadores aprovaram um Programa Nacional de Controle do Câncer de Próstata, pelo qual o Poder Executivo deverá realizar campanhas institucionais destinadas a esclarecer a população sobre essa doença. Aprovaram também iniciativa estabelecendo atendimento prioritário, nas repartições públicas, a portadores de deficiência, gestantes, lactantes e pessoas com mais de 65 anos.

14/09/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADO CRIA CPI PARA APURAR IRREGULARIDADES NO FUTEBOL BRASILEIRO

CPI APURA IRREGULARIDADES NO FUTEBOL BRASILEIRO

PARA REQUIÃO, SENADO DEVE INVESTIGAR OUTRAS IRREGULARIDADES

Senado envia documentos da CPI do Futebol para Câmara investigar Eurico Miranda

Especial da TV Senado mostra a magia do futebol brasileiro nos anos 60

Para Álvaro Dias, conclusão da CPI do Futebol pode dar novo rumo ao futebol brasileiro