Especialista aponta 'necessidade dramática' de aumentar produção de petróleo



A participação do petróleo e do gás natural na matriz energética mundial não vai mudar até 2030, apesar de o consumo mundial de energia elevar-se nesse período em 45%, o que mostra a importância inquestionável do pré-sal nos próximos anos.

A afirmação foi feita nesta segunda-feira (5) pelo diretor de Produção da Petrobras, Guilherme Estrela, no primeiro painel realizado pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) para discutir o marco regulatório do pré-sal.

O encontro também contou com a participação do geólogo e ex-superintendente da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Ivan Simões Filho; o professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Edmar de Almeida; o secretario de Desenvolvimento do Rio de Janeiro, Júlio Bueno; e a advogada Marilda Rosado de Sá.

Consumo

Estrela explicou que a estimativa sobre o consumo mundial de petróleo faz parte de um relatório da Agencia Internacional de Energia (AIE), elaborado em 2006, segundo o qual dos 100 milhões barris de petróleo a serem consumidos pelo mundo em 2030, de 30 a 40 milhões de barris serão provenientes dos campos que se encontram hoje em operação. Esses campos, de acordo com o relatório, registram anualmente um declínio natural de produção em torno de 10%.

- Isso aponta para a dramaticidade e a agudeza do que vai caracterizar a indústria petrolífera mundial nos próximos anos. Essas empresas vão ter que descobrir campo suficiente para produzir de 60 a 70 milhões de barris por dia. Isso configura aimportância fundamental da área de produção e exploração nas próximas décadas para atender a demanda mundial - afirmou.



05/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Especialistas reconhecem necessidade de aumentar produção de fertilizantes no país

Petrobras vai testar nova tecnologia que pode aumentar a produção de petróleo

Petrobras deve investir US$ 236,5 bilhões até 2016 para aumentar produção de petróleo

Presidente da Petrobras aponta quadro otimista para produção de petróleo nos próximos dez anos

Fátima Cleide registra necessidade de medidas para aumentar participação da mulher no Legislativo

Governo deve aumentar recursos para safra 2009/2010, mas especialista prevê queda de demanda por alimentos