Especialistas alertam para ataques a sistemas de informática durante grandes eventos



Representantes do governo fizeram um alerta, nesta terça-feira (24), para o risco de ataques de hackers durante grandes eventos que acontecerão no Brasil, como a conferência Rio+20, em junho, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. O tema foi discutido durante audiência pública da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência. As informações são da Agência Câmara.

Segundo o major-brigadeiro-do-ar Gerson Nogueira, do Ministério da Defesa, a maior preocupação é em relação a atentados terroristas, mas existem outros tipos de ameaça, como invasões de sistemas de informática.

– Um hacker entra no site da Gol, da TAM, da American Airlines e acaba com um grande evento. Estamos trabalhando para combater esse tipo de crime que vai gerar um caos muito maior do que matar pessoas – comparou Nogueira.

Carlos Ataíde Trindade, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), afirmou que a conferência Rio+20 será um desafio por causa das “proporções gigantescas e grandes inovações tecnológicas”. Ele lembrou, porém, que as autoridades aprenderam muito com a experiência dos Jogos Panamericanos de 2007, quando os órgãos de segurança e inteligência agiram sob orientação de um centro integrado.

Leia a matéria completa da Agência Câmara.



24/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Embratur vai incrementar divulgação do Brasil durante grandes eventos esportivos

Campanha de doação de sangue quer aumentar estoque durante realização de grandes eventos

Turismo durante Jornada Mundial da Juventude e grandes eventos será debatido pelo Senado

Especialistas alertam para ameaças potenciais ao Brasil

Especialistas alertam para incerteza no Norte da África

Especialistas alertam para grave crise de mobilidade urbana