Especialistas analisam as perdas no armazenamento e transporte de grãos no País



Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e de outras instituições parceiras estão reunidos no Centro de Desenvolvimento de Recursos Humanos (CDRH) para debater as perdas na pós-colheita de grãos no Brasil.

O objetivo é identificar  estas perdas nas etapas de armazenamento e transporte dos produtos agrícolas. O levantamento leva em consideração, por exemplo, a localização do produto, a diversidade climática e as características do armazém, dentre outros fatores. O encontro segue até sexta-feira (15).

O Estudo das Perdas Quantitativas e Qualitativas na Pós-Colheita de Grãos do Programa de Abastecimento Alimentar é inédito no País. As informações levantadas serão usadas para a regulamentação do setor e a implementação de políticas visando a sua minimização. Isso evitará prejuízos aos produtores, às empresas armazenadoras e, principalmente, ao País. O Brasil produz anualmente cerca de 150 milhões de toneladas de grãos. Cada 1% de perda representa um prejuízo superior a R$ 500 milhões.

As perdas durante o transporte é uma lacuna que, segundo os especialistas, deve ser preenchida com pesquisas e trabalhos técnico-científicos, levando-se em conta a extensão continental do Brasil e a sua diferenciação de climas nas diversas regiões. Mesmo porque os estudos internacionais que abordaram este tema ocorreram em países de clima frio, havendo, portanto, a necessidade de estudos voltados às condições brasileiras.


Fonte:
Conab



13/10/2010 12:23


Artigos Relacionados


Especialistas analisam demanda de formação de pessoal para transporte aéreo no país

Especialistas analisam causas do blecaute

Especialistas analisam crise na suinocultura

Especialistas analisam sistema que monitora desertificação

Especialistas analisam desafios da aviação regional

Especialistas analisam proposta de mudanças da estrutura do Senado