Especialistas civis discutem segurança internacional



Para debater temas como os recursos naturais, o conflito no subcontinente sul-americano e a América do Sul como zona de paz, o Ministério da Defesa promove, nesta quarta-feira (5), na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), o seminário “Segurança Internacional: Perspectivas Brasileiras”.

O evento faz parte do ciclo de palestras acadêmicas que tem dois objetivos básicos: unir academia, militares, representantes políticos e sociedade civil em torno de um projeto sobre segurança internacional , elaborado a partir de uma perspectiva brasileira, e fomentar a discussão sobre defesa.

O ciclo pode, ainda, servir de base para reflexões mais aprofundadas sobre os rumos da política de defesa brasileira no futuro.

“O Brasil não tem tradição de discutir os assuntos de defesa e esta é uma grande oportunidade para envolver a sociedade no debate”, argumenta o diretor titular do Departamento da Indústria de Defesa (Comdefesa) da Fiesp, Jairo Cândido. 

A ideia é que o resultado dos seminários se transforme num livro a ser editado pelo Ministério da Defesa.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, o presidente da Fiesp, Paulo Skaf e o assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia,  e o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, participam do encontro.


Fonte:
Ministério da Defesa



05/05/2010 19:24


Artigos Relacionados


Especialistas civis e militares discutem em Brasília a defesa brasileira

Especialistas na área penal discutem crime organizado na Subcomissão de Segurança

Brasil e Tanzânia discutem cooperação internacional e segurança alimentar

Brasil vai defender proteção a civis em reunião do Conselho de Segurança da ONU

Especialistas discutem gestão de macropolíticas

Especialistas discutem aviação policial