Especialistas comentam e celebram avanços sociais do PAA



Em 10 anos de criação e funcionamento, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) trouxe a todo o País resultados positivos em diversos âmbitos. Além de ser exemplo para outras políticas públicas brasileiras, o programa também é exemplo para outros países. Especialistas responsáveis pelo funcionamento do PAA, durante o seminário de comemoração aos dez anos, destacam sua eficiência, pois o programa envolve um trabalho conjunto não só de instituições governamentais, mas também conta com a participação social.

Estiveram presentes no evento o Secretário Nacional da Agricultura Familiar, Valter Bianquini; Presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar, Francisco Menezes; Secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Lúcio Taveira Valadão; Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas  e a Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome do  Brasil, Tereza Campello.

Iniciando o debate, Bianchini elevou a importância da agricultura familiar dentro do processo de desenvolvimento social brasileiro: "ela garante não só a oportunidade de trabalho e renda a uma parcela da população, como também o direito da segurança alimentar".

Segundo Chico Menezes, presidente do Consea, além de garantir o bom funcionamento da agricultura familiar, o PAA traz algumas inovações fundamentais numa política pública, como a  articulação entre produção agrícola familiar e o consumo, assim como a  dispensa da licitação e outros mecanismos que antes emperravam a participação social. "O programa também tem a garantia de alimentação diversificada e de boa qualidade a toda a população", destacou.

Em complemento ao que o presidente do Consea afirmou, o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas  disse que o PAA se destaca por romper a tradição e trabalhar se forma intersetorial. “Não é um programa isolado, ele se articula com outras políticas públicas, seja com coisas novas, seja com iniciativas que já existiam. O programa se caracteriza pelo fomento à agicultura familiar e a segurança pública alimentar”. 

Segundo a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, o PAA tem o desafio de ser uma das ferramentas mais robustas para superação da miséria no campo. "Estamos exportando políticas sociais. Quem quiser, pode aprender com o Brasil", disse.

Fonte:
Portal Brasil



04/02/2014 13:26


Artigos Relacionados


Senadores comentam avanços promovidos pelo Estatuto do Idoso

Especialistas comentam barreira da UE à carne brasileira

Avanços sociais são fruto de decisão política

Avanços sociais e trabalhistas marcam o dia no Senado

Especialistas debatem avanços e desafios no combate à homofobia

Brasil precisa de avanços nas ciências do mar, avaliam especialistas