Senadores comentam avanços promovidos pelo Estatuto do Idoso



Os avanços assegurados pelo Estatuto do Idoso às políticas públicas destinadas à população da terceira idade também foram alvo de comentários de vários senadores que fizeram apartes ao discurso do senador Demostenes Torres (PFL-GO) sobre o assunto. Autor do projeto, quando deputado, o senador Paulo Paim (PT-RS) destacou o apoio de todas as lideranças partidárias no Senado à aprovação da matéria e previu até que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionará o projeto no dia 3 de outubro, quando é comemorado o Dia Internacional do Idoso.

O senador Ramez Tebet (PMDB-MS) defendeu o respeito aos cidadãos com mais de 60 anos, observando que eles podem ser muito úteis à família e à sociedade. Em linha de argumentação semelhante, o senador Maguito Vilela (PMDB-GO) disse que o país precisa aprender a respeitar os idosos e não pode aceitar qualquer forma de discriminação contra eles.

Já o senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) comemorou a disposição do Brasil de assegurar, embora tardiamente em relação a outros países, os direitos dos idosos. A aprovação do Estatuto do Idoso procura resgatar, na visão do senador Eurípedes Camargo (PT-DF), uma dívida dos brasileiros com as gerações passadas.

Ao discorrer sobre a proposição, o senador Efraim Morais (PFL-PB) destacou trechos da justificativa do seu autor, Paulo Paim, em que ele defende que a experiência dos idosos deve servir de exemplo para crianças e adolescentes no que diz respeito à convivência familiar, ao respeito ao próximo, à igualdade fraterna e ao sentimento de nacionalidade.

Enquanto o senador Hélio Costa (PMDB-MG) disse que o Brasil precisa entender a força e o valor dos mais velhos, o senador Paulo Octávio (PFL-DF) afirmou que espera viver muitos anos e ter um estatuto que venha a respeitar sua velhice. Os senadores Luiz Otávio (PMDB-PA) e Lúcia Vânia (PSDB-GO) também exaltaram a aprovação do estatuto como medida legal importante para assegurar os direitos dos idosos no país.



23/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Demostenes Torres exalta avanços promovidos pelo Estatuto do Idoso

Estatuto do Idoso será votado pelo Plenário

Manifestações dos senadores sobre o Estatuto do Idoso

Renan Calheiros exalta avanços garantidos pelo Estatuto da Juventude

Estatuto do Idoso será o próximo título em braile editado pelo Senado

Senadores elogiam Estatuto do Idoso, mas alertam para o risco de que vire letra morta