Vanessa Grazziotin reforça necessidade da CPI da espionagem



A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) pediu em Plenário, nesta quinta-feira (11), a indicação das lideranças partidárias para a comissão parlamentar de inquérito (CPI) que investigará denúncias de espionagem praticada no Brasil pelo governo dos Estados Unidos.

O requerimento apresentado pela parlamentar para a instalação da comissão contou com a assinatura de 41 senadores (é necessário o apoio de pelo menos 27 senadores – um terço da Casa) e foi lido em Plenário pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), na madrugada desta quinta-feira (11). Agora os líderes partidários devem indicar seus representantes para a composição da CPI.

A senadora informou que o Parlamento europeu tomou a mesma decisão de criar uma comissão para investigar as revelações do ex-agente da CIA Edward Snowden sobre a operação sigilosa do governo norte-americano de interceptação de informações em todo o mundo.

Desde a divulgação da notícia de que uma rede de espionagem montada em Brasília, pelos Estados Unidos, monitorou milhões de e-mails e ligações telefônicas de brasileiros, o Senado já ouviu quatro ministros: das Relações Exteriores, Antônio Patriota; da Defesa, Celso Amorim; do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, general José Elito Carvalho Siqueira; e das Comunicações, Paulo Bernardo.

A CPI da espionagem deverá ter 11 integrantes titulares e 7 suplentes e previsão orçamentária de até R$ 280 mil. Para Vanessa Grazziotin, as audiências públicas que estão sendo realizadas sobre o assunto reforçam a necessidade de uma profunda investigação sobre as denúncias.

– É um fato que envolve toda a nação, pois agride os direitos individuais de cada cidadão brasileiro, desde o mais simples usuário da internet ao mais poderoso empresário do país, além de agredir a soberania nacional – argumentou.



11/07/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vanessa reforça necessidade de CPI para apurar denúncias de espionagem

Vídeo | CPI da espionagem poderá ouvir Snowden, diz Vanessa Grazziotin

Vanessa Grazziotin alerta para necessidade de regulamentar FPE

Vanessa Grazziotin diz que não há como comparar caso da Abin com espionagem americana

Vanessa Grazziotin defende aprimoramento do sistema de contra-espionagem do país

Vanessa Grazziotin manifesta solidariedade a presos cubanos acusados de espionagem