Espionagem compromete leilão de campo de petróleo, diz Vanessa



VEJA MAIS

Presidente da CPI da Espionagem, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) questionou em Plenário, nesta segunda-feira (9), a oportunidade do leilão do campo do pré-sal de Libra diante das denúncias de que a Petrobras foi alvo de espionagem dos Estados Unidos.  Ela citou reportagem exibida neste domingo (8) no programa Fantástico, da TV Globo, avaliando que as denúncias contradizem a negação do governo norte-americano sobre a prática de espionagem econômica.

- Se há um mínimo de insegurança, não é possível manter o leilão onde as cartas já seriam conhecidas por alguns dos concorrentes - afirmou.

Segundo a reportagem - baseada em dados coletados pelo ex-técnico da agência americana de segurança (NSA) Edward Snowden e divulgados pelo jornalista Glenn Greenwald -, uma apresentação para funcionários da NSA, classificada como ultrassecreta, mencionaria a Petrobras entre as empresas que poderiam ser alvo de interceptação em suas redes privadas. Vanessa chamou a atenção para a liderança mundial da Petrobras em extração de petróleo em águas profundas e manifestou temor de que dados estratégicos da empresa sobre cálculos e pesquisas possam estar vulneráveis.

A senadora também leu nota oficial do diretor de Inteligência Nacional dos Estados Unidos, James Clapper, que teria sido enviada à TV Globo em resposta à reportagem do Fantástico. A nota afirma que "não é segredo" a coleta de informações que possam servir aos Estadops Unidos e a seus aliados como "alerta precoce" sobre problemas financeiros de repercussão mundial.

Vanessa argumentou que, diante de tais fatos, o leilão das áreas petrolíferas - previsto para 21 de outubro - só pode ser feito mediante "absoluta certeza" de que os dados do campo de Libra não foram vazados.

Vanessa Grazziotin disse que a espionagem de hoje toma uma forma muito diferente da verificada no passado, mas espera que este "momento-chave" mostre ao Brasil a necessidade de uma política de segurança de informação.

- Qual é a preparação do Brasil, a sétima economia do mundo? Qual é a preparação dos outros países? Temos que ter muita maturidade, muita responsabilidade, mas é preciso fazer o que tem que ser feito - declarou.

Em apartes, Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) classificou a nota de James Clapper como "reconhecimento de culpa" dos Estados Unidos e defendeu o cancelamento do leilão do campo de Libra como única medida cabível diante das denúncias. Waldemir Moka (PMDB-MS) disse que o Brasil precisa aumentar sua preocupação com a proteção de seus sistemas de informação. O vice-presidente da CPI da Espionagem, Pedro Taques (PDT-MT), citou aspectos comerciais e econômicos para chamar de "abilolados" os que imaginam que outros países não espionam o Brasil.



09/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Randolfe pede suspensão de leilão de campo petrolífero em virtude de espionagem

Vanessa Grazziotin comemora resultado do leilão do Campo de Libra

Aníbal Diniz comemora realização de leilão de campo de petróleo e gás no Acre

Ensino precário no campo compromete desenvolvimento do país, dizem especialistas em educação

Vanessa diz que CPI evidencia a vulnerabilidade do Brasil à espionagem

Vanessa Grazziotin reforça necessidade da CPI da espionagem