Vanessa diz que CPI evidencia a vulnerabilidade do Brasil à espionagem



Em pronunciamento nesta terça-feira (22), a presidente da CPI da Espionagem, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), disse que os convidados que participaram até agora das audiências públicas promovidas pela comissão têm concordado a respeito da vulnerabilidade do Brasil na área de segurança da informação  e da falta de investimentos no setor.  A senadora sugeriu, em seu pronunciamento, medidas que deveriam ser adotadas pelo governo brasileiro nesta área.

Segundo Vanessa Grazziotin, entre as medidas mais citadas pelos especialistas convidados pela CPI da Espionagem está a verificação de equipamentos e programas para computadores. A homologação de hardwares e softwares, explicou, poderia garantier uma segurança maior no trânsito das informações.

- Isso já deveria estar acontecendo, principalmente no que diz respeito a máquinas e programas utilizados pelo poder público – alertou.

Vanessa disse que as audiências públicas têm servido também para esclarecer que a espionagem não é feita apenas pelos Estados Unidos, por meio da agência de segurança nacional (NSA, na sigla em inglês), mas também por  paises como Nova Zelândia, Canadá, Austrália e Inglaterra. A união desses cinco países, chamados de five eyes,  tem permitido uma cobertura de todo o planeta.

- O que existe entre esses cinco países é uma ação única. Não se trata de um país colaborar com o outro, não. Trata-se de uma ação única desenvolvida por esses países - afirmou.

Em seu pronunciamento, a senadora também comemorou a sanção, pela manhã, da lei que cria o programa Mais Médicos. Ela ressaltou a boa intenção do governo ao lançar o programa, que será, avaliou, o primeiro passo para  uma política permanente na área de saúde.



22/10/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vanessa Grazziotin reforça necessidade da CPI da espionagem

Vanessa elogia decisão de comissão da ONU contra espionagem

Espionagem compromete leilão de campo de petróleo, diz Vanessa

Vanessa reforça necessidade de CPI para apurar denúncias de espionagem

Vídeo | CPI da espionagem poderá ouvir Snowden, diz Vanessa Grazziotin

Vanessa apresenta sugestões de CPI da Espionagem para melhorar segurança do país