Espírito Santo terá construção de 10 mil cisternas



Cisternas de placas para captação de água da chuva para consumo humano serão construídas em 34 municípios do Espírito Santo. O investimento é do Programa Cisternas e vai garantir que 10 mil unidades sejam construídas para armazenamento de água da chuva. Cada equipamento pode armazenar até 16 mil litros de água, a ser utilizadas na época de estiagem, e tem capacidade para abastecer uma família de até cinco pessoas por cerca de oito meses. Serão beneficiadas as famílias de baixa renda, localizadas na zona rural, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, que vivem em situação de extrema pobreza e que não dispõem de fonte de água ou meio adequado de armazená-la para o suprimento das suas necessidades.

Benefícios

Além do consumo humano, a água também pode ser destinadas à irrigação de pequenas hortas, garantindo alimento para as famílias. 

A construção de cisternas também vai proporcionar a capacitação e inclusão produtiva de 650 pedreiros e ajudantes da região. Os profissionais, que serão aproveitados da própria comunidade, terão a oportunidade da formalização como empreendedor individual e receberão o kit pedreiro com as ferramentas básicas para o exercício da profissão.

A aquisição dos materiais para a construção das cisternas será feita no município beneficiado com objetivo de gerar receita para as cidades e fomentar a economia local.

O início da execução dos trabalhos será no dia 2 de setembro, no município de Baixo Guandu, e todas as cisternas serão construídas até julho de 2014.

Água para Todos

De 2003 a 2010, foram construídas mais de 320 mil cisternas de placas para unidades familiares voltadas para o consumo humano com recursos do MDS. No âmbito do Plano Brasil Sem Miséria, a partir de 2011, foram entregues mais de 278 mil desses equipamentos com a mesma finalidade.

A ação é realizada por meio de parcerias com estados, municípios e organizações da sociedade civil, bancos públicos federais e consórcios públicos de municípios. O MDS instituiu um novo marco legal para o Programa Nacional de Apoio à Captação de Água da Chuva e Outras Tecnologias Sociais de Acesso à Água – o Programa Cisternas – que simplifica o repasse de recursos e a contratação para implantação destas tecnologias.

 

Fontes:

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Brasil Sem Miséria

Governo do Estado de Espírito Santo



24/08/2013 20:12


Artigos Relacionados


Construção de rodovia no Espírito Santo é proposta por Camata

TRT do Espírito Santo terá 12 juízes

Hartung protesta contra construção de hidrelétrica na fronteira Minas/Espírito Santo

ESPÍRITO SANTO TERÁ R$ 208 MILHÕES PARA AJUSTE FISCAL

Espírito Santo terá apoio do Ipea na realização de eventos na área do desenvolvimento

Colatina, no Espírito Santo, terá terminal de cargas, anuncia Marcos Guerra