Esporte paraolímpico surgiu entre veteranos da 2ª Guerra



Com o fim da 2ª Guerra Mundial, os países europeus que participaram do conflito receberam de volta um grande número de combatentes com graves lesões corporais. Essa nova realidade influenciou o início de um trabalho de reabilitação médica e social de veteranos. Essas são as raízes dos esportes paraolímpicos, que podem restabelecer a saúde física e mental do indivíduo.

No Brasil, o esporte paraolímpico teve como pioneiro o cadeirante Robson Sampaio de Almeida, em parceria com Aldo Miccolis. Os dois fundaram o Clube do Otimismo, no Rio de Janeiro. Meses depois, Sergio Seraphin Del Grande fundou o Clube dos Paraplégicos de São Paulo. Almeida e Del Grande, após se tratarem em hospitais norte-americanos e presenciarem pessoas em cadeira de rodas praticando esporte, trouxeram a ideia para o Brasil.

Atualmente, as deficiências aceitas nos esportes paraolímpicos vão desde paralisia cerebral, amputação de algum membro até a cegueira completa. As pessoas com deficiência visual podem praticar futebol, goalball ou judô. A exceção é para deficientes auditivos, que participam de atividades esportivas convencionais. A única modalidade em que os atletas paraolímplicos são categorizados por peso corporal é no halterofilismo convencional.

Aqui no País, para as competições do Circuito Loterias Caixa, a idade mínima do atleta é de 14 anos e não há idade máxima. Para as Paralimpíadas Escolares, a idade mínima é de 12 anos e a máxima é de 21 anos. Existe uma classificação funcional para todas as modalidades e os atletas são classificados em cada modalidade de acordo com seu comprometimento físico-motor.

Paraolímpico ou paralímpico?

Por orientação da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), o Portal Brasil adota o mesmo padrão usado em textos governamentais:

- Usa-se “paralímpico” quando nos referimos ao Comitê Brasileiro e às competições internacionais. Exemplo: Comitê Paralímpico Brasileiro, Jogos Paralímpicos.

- Já o termo “paraolímpico” será adotado sempre quando nos referimos genericamente ao tema. Exemplo: atleta paraolímpico, competição paraolímpica, modalidade paraolímpica. 

Fonte:
Comitê Paralímpico Brasileiro



04/09/2013 15:10


Artigos Relacionados


Três competições movimentam o esporte paraolímpico em março

Acordo de R$ 120 milhões beneficiará esporte paraolímpico até 2016

Ministro do esporte publica artigo sobre Guerra Fria

PEC 47 surgiu de desmembramento de outra PEC

PEC 379 surgiu de desmembramento de outra

Veteranos participam de cerimônia em Belém