Esta é a quinta eleição informatizada no país
Por questão de segurança, a votação eletrônica foi sendo implantada aos poucos no país. A primeira vez que o Brasil lidou com urnas informatizadas foi nas eleições municipais de 1996. Nessa eleição, apenas os municípios com mais de 200 mil eleitores puderam experimentar a novidade. No primeiro turno daquelas eleições 32.478.153 eleitores votaram pelo computador. Apenas em 2000 todo o país usou urnas eletrônicas para votar.
O sistema de votação informatizada é praticamente o mesmo desde que foi criado. Em uma urna eletrônica o eleitor digita o número do candidato em um teclado semelhante ao de um telefone. Na tela aparece o nome e foto do candidato e o eleitor confirma a escolha, se aquele efetivamente for o candidato escolhido. Os dados são gravados em disquetes que ao fim das votações são levados a um centro de totalização.
Mas antes de a informática chegar às cabines de votação, os computadores já ajudavam a Justiça Eleitoral a evitar fraudes. A criação do Cadastro Único Informatizado tornou possível evitar registros duplos de eleitores e os computadores passaram a ser usados na totalização dos votos muito antes que nas votações. Antes da informatização na apuração dos votos, as contas eram feitas com máquinas de calcular. Em um passado ainda mais distante os resultados eram apurados manualmente. Ambos os sistemas eram muito mais sujeitos a erros.
Simulação
Na página do TSE é possível fazer simulação de votação em uma urna eletrônica virtual. Basta acessar a página, escolher a opção "eleições", "Urna Eletrônica - simulação de votação". O ensaio pode ser feito também em páginas eletrônicas de Tribunais Regionais Eleitorais.
01/10/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Eleição foi a mais informatizada do mundo
Eleição do presidente do Senado será nesta quinta-feira
Leitura do relatório final está confirmada para esta quinta-feira
Eleição do novo presidente do Senado será nesta quinta-feira às 14h30
Eleição está embolada no Estado do Rio
País realiza 29ª eleição da República