Estabelecido cota para venda de açúcar aos Estados Unidos



A cota preferencial de exportação de açúcar do Brasil para os Estados Unidos, no total de 161,25 mil toneladas, foi estabelecida nesta quinta-feira (21), pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) por meio da Instrução Normativa nº 55.

Os Certificados de Elegibilidade de Cota, emitidos pelo Governo dos EUA assegurando a entrada do açúcar brasileiro em portos norte-americanos, serão emitidos em favor das unidades produtoras de açúcar das regiões Norte e Nordeste.

Das vendas autorizadas, Alagoas tem direito a 46,41% das exportações; Pernambuco, 38,41%; Paraíba e Rio Grande do Norte, 4,06%; Bahia, 3,69%; Sergipe, 1,69%; Piauí, 0,7%; Amazonas, 0,39%; Maranhão, 0,32% e Pará, 0,27%.

Somente terão direito ao recebimento da cota as unidades que industrializaram açúcar no ano safra 2012/2013, em suas próprias instalações fabris, e que estejam com seu parque industrial em condições de processamento da cana-de-açúcar na safra atual.

Os percentuais foram calculados de acordo com a produção informada pelas indústrias, por meio do Sistema de Acompanhamento da Produção Canavieira (SAPCana), enviada quinzenalmente ao Mapa.



21/11/2013 14:00


Artigos Relacionados


Flávio Arns comemora aprovação de projeto que fixa cota de 40% para venda de meia-entrada

Material radioativo embarca para os Estados Unidos

CRE APROVA EMBAIXADORES PARA ESTADOS UNIDOS E CUBA

ACM: ESTADOS UNIDOS NÃO TÊM AUTORIDADE PARA FALAR DE CORRUPÇÃO

Regras para zoneamento da cana-de-açúcar em dez estados e DF foram aprovadas

Anvisa proíbe venda de lote de açúcar contaminado