Estádio Castelão já tem mais da metade das obras finalizadas



O último levantamento do consórcio construtor do Estádio Plácido Aderaldo Castelo (Castelão), feito no dia 19 de dezembro, mostra que o projeto já alcançou 51,9% de conclusão. A previsão é que o percentual de execução atinja 53% ao final de 2011.

A obra do Castelão está sendo executada em quatro fases simultaneamente, das quais duas já estão concluídas. A primeira abriga o Edifício Fares Cândido Lopes, sede de dois órgãos do governo do Ceará (Secretaria do Esporte do Estado e do Departamento de Arquitetura e Engenharia) com cerca de 600 servidores. Também foram concluídos nessa fase o estacionamento e a Praça de Acesso do Setor Norte. O complexo foi inaugurado oficialmente no dia 11 de novembro de 2011.

A Etapa II do projeto também está concluída desde novembro e compreende o estacionamento e Praça de Acesso Setor Sul, além de incluir ações como a construção da primeira bilheteria e de um trecho da via que dará acesso ao estacionamento da Arena Castelão. Já as etapas III e IV, de acordo com o levantamento do dia 19 de dezembro, estão com 39,95% e 15,70% de finalização, respectivamente.

Na Etapa III estará o Edifício Central que vai ser o centro de inteligência do estádio. Atualmente, está sendo executada a supraestrutura do prédio e a base de aço e concreto. Na Etapa IV, já foi concluído o rebaixamento do campo em quatro metros, o que vai garantir a visibilidade total da área por todos os torcedores. Nessa mesma etapa, foi iniciada a colocação das sapatas dos pilares que irão receber a nova cobertura do estádio. Com previsão para ser finalizada em agosto de 2012, ela contará com um revestimento termoacústico capaz de oferecer aos torcedores mais conforto e segurança, e melhorar a transmissão televisiva. Também estão sendo executadas a terraplenagem e a contenção da arquibancada do anel inferior.

Quando concluído, o Estádio Castelão será a maior arena do Norte e Nordeste e estará entre as quatro maiores do Brasil. O estádio receberá uma semifinal da Copa das Confederações 2013 e seis jogos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (sendo três jogos com seleções cabeças de chave, destacando-se a Seleção Brasileira). A previsão é que o estádio seja concluído em dezembro de 2012.

Ao todo, estão sendo investidos recursos de R$ 518,6 milhões que incluem todas as transformações do estádio e entorno com a construção da praça de acesso de 70 mil metros quadrados; estacionamento coberto para 1.900 veículos; edifício Fares Cândido Lopes, sede de dois órgãos estaduais; e a operação do estádio por oito anos.

 

Fonte:
Portal da Copa

 



26/12/2011 17:09


Artigos Relacionados


Operários decidem retomar as obras no no estádio do Castelão no Ceará

Ministro participa de inauguração da primeira etapa das obras do estádio Castelão

Obras de estádio em Fortaleza (CE) chegarão à metade em dezembro, diz secretário da Copa

Castelão, o primeiro estádio verde da Copa

Operários do estádio Castelão, em Fortaleza, encerram greve

Estádio Castelão alcança 56% de conclusão e conta com mil trabalhadores na obra