Operários decidem retomar as obras no no estádio do Castelão no Ceará



Reunidos em assembleia na manhã desta quarta-feira (15), os operários da obra de reforma e modernização do Castelão, em Fortaleza, resolveram retomar o trabalho, depois de dois dias de paralisação. A diferença de tratamento trabalhista entre os funcionários diretamente contratados pelo consórcio e os terceirizados foi o principal motivo para a categoria cruzar os braços.

Em uma rodada de negociação entre operários e consórcio na última terça-feira (14), os representantes da construtora firmaram um termo de compromisso em que garantem os mesmos direitos a todos os trabalhadores. A proposta foi levada nesta quarta-feira cedo para a assembleia dos operários, que aceitaram os termos por unanimidade.

Segundo o acordo, assinado pelo consórcio Arena Castelão e pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplanagem do Ceará (Sintepav-CE), serão abonados os dois dias de paralisação.

O consórcio se comprometeu ainda a ajustar a cesta básica e as disparidades salariais já na folha de março. Outras reivindicações pontuais, como alojamento, alimentação de qualidade e regularização dos registros nas carteiras profissionais, também ficaram de ser acertados de forma imediata.

Cronograma

De acordo com o último relatório do consórcio construtor, foram executados 56,7% do projeto de reforma e modernização. Das quatro etapas executadas, duas foram concluídas. A Etapa I foi finalizada em 20 de agosto de 2011 e inaugurada em 11 de novembro. A fase compreende estacionamento, praça de acesso do Setor Norte e o Edifício Fares Cândido Lopes, sede de dois órgãos do governo do estado.

A Etapa II do projeto foi concluída em novembro de 2011 e compreende estacionamento e praça de acesso ao Setor Sul, além de ações como a construção da primeira bilheteria e de um trecho da via que dará acesso ao estacionamento da Arena Castelão. Já as etapas III e IV, de acordo com o último relatório do consórcio construtor, alcançam 43,3% e 21,2% de execução, respectivamente.

 

Fonte:
Portal da Copa



15/02/2012 17:55


Artigos Relacionados


Operários do estádio Castelão, em Fortaleza, encerram greve

Estádio Castelão já tem mais da metade das obras finalizadas

Ministro participa de inauguração da primeira etapa das obras do estádio Castelão

Operários rejeitam proposta de aumento e greve no Castelão chega ao nono dia

Castelão, o primeiro estádio verde da Copa

Estádio Castelão alcança 56% de conclusão e conta com mil trabalhadores na obra