Estádio Nacional de Brasília passa por detecção antibomba



Os ministérios da Justiça e do Esporte realizam na próxima segunda-feira (4), às 9h, vistoria de segurança antibomba nas obras do Estádio Nacional de Brasília, o antigo Mané Garrincha. É a primeira operação do tipo nas arenas que vão sediar jogos da Copa do Mundo de 2014. 

Acompanham a operação o ministro do Esporte, Orlando Silva, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, a secretária Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki, e o delegado federal José Ricardo Botelho como responsável pela segurança para grandes eventos. 

Durante a vistoria, serão utilizados robôs simuladores, cães farejadores e instrumentos de última geração para a detecção de bombas. A ação será feita em conjunto pela Polícia Federal, polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do Distrito Federal. 

Mesmo com o estádio ainda em obras, a detecção antibombas é necessária para que se possa garantir, ao término das obras, que o estádio seja entregue para os jogos com todas as condições de segurança atendidas. Todos os estádios das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 vão passar pelo procedimento. A ação em Brasília está sendo considerada piloto para testar as melhores técnicas. 

Nessa oportunidade, os Institutos de Identificação das polícias Federal e Civil do DF iniciarão o cadastramento dos operários que trabalham nas obras. O objetivo da identificação é garantir a segurança tanto das obras quanto dos funcionários, que passarão a compor um banco de dados nacional de trabalhadores nas arenas que sediarão os jogos.

 

Fonte:
Ministério da Justiça

 

01/07/2011 17:11


Artigos Relacionados


Senadores vistoriam Estádio Nacional de Brasília

Estádio Nacional de Brasília será entregue no dia 21 de abril

Obras no Estádio Nacional de Brasília continuam paralisadas

Inauguração do Estádio Nacional de Brasília é adiada para 18 de maio

Estádio Nacional de Brasília será modelo de arena multiuso

Brasília apresenta ações sustentáveis na construção do Estádio Nacional