Inauguração do Estádio Nacional de Brasília é adiada para 18 de maio



Avaliação dos fornecedores do gramado indicou que haveria riscos irreversíveis ao campo se a grama fosse instalada nos próximos dias, devido o volume das frequentes chuvas

 

A inauguração do Estádio Nacional Mané Garrincha, prevista para acontecer neste domingo (21), dia em que se comemora o aniversário da Capital, foi adiada para 18 de maio. Uma avaliação dos fornecedores do gramado indicou que haveria riscos irreversíveis ao campo se a grama fosse instalada nos próximos dias, já que as etapas que antecedem a instalação - serviços de terraplenagem, drenagem de campo, execução de tubos coletores de água -, estão sendo prejudicadas pelas chuvas. 

Os técnicos responsáveis pelo gramado informaram que a transferência da grama de Sergipe, onde foi cultivada em um clima seco e quente, para Brasília, onde chove ininterruptamente há 14 dias seguidos (desde 2 de abril), poderia causar um dano irreversível ao campo. A empresa Greenleaf Projetos e Serviços Ltda., responsável pelo fornecimento e instalação do gramado, alertou que as fortes chuvas que estão ocorrendo em Brasília nos últimos dias têm prejudicado a execução das etapas que antecedem a instalação da grama.

"A instalação da grama sem a perfeita confecção dos serviços de nivelamento da base, da drenagem e a compactação "top soil" (camada final antes da grama) pode prejudicar a qualidade final de todo o sistema de um gramado padrão Fifa. Tais danos são irreversíveis, dificilmente sanados a posteriori e no decorrer do uso do gramado", explicou a nota técnica da empresa.