Estados do Nordeste estão livres de febre aftosa, comemora Benedito Lira



VEJA MAIS

O senador Benedito de Lira (PP-AL), presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), comemorou, nesta quinta-feira (22), o reconhecimento do Pará, na Região Norte e de seis estados do Nordeste – Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte – como livres de febre aftosa com vacinação. O comentário foi feito no início da reunião, encerrada há pouco, para discutir a redução da população de colônias de abelhas supostamente pelo uso dos neonicotinoides, um tipo de inseticida.

De acordo com informações do Portal Planalto, a implantação progressiva e manutenção de zonas livres da febre aftosa no Brasil é uma das estratégias do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), que segue as diretrizes da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

– O ministro da Agricultura, Antônio Andrade, irá ao meu estado, Alagoas, no próximo dia 6 de setembro para pôr fim a uma espera de 14 anos. O ministro vai assinar portaria reconhecendo Alagoas e mais cinco estados do Nordeste, além do Pará, como zona livre da febre aftosa com vacinação – disse.

O senador ressaltou que o único caso de febre aftosa em Alagoas aconteceu em 1999. Benedito de Lira cumprimentou o governador de Alagoas, Teotônio Vilela, e os criadores de seu estado, que, segundo ele, obtiveram recorde de vacinação a cada ano, com 100% de imunização do rebanho.

– Com a certificação, que será fornecida agora pelo Ministério da Agricultura, Alagoas e os estados do Nordeste passam a integrar a lista de outros estados, que garantem qualidade na produção de carne bovina e também de leite – afirmou.



22/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


São Paulo e demais Estados do Circuito Pecuário do Centro-Oeste estão livres da febre aftosa

Brasil quer que 16 estados sejam reconhecidos pela OIE como livres de febre aftosa sem vacinação

Brasil tem mais 18 municípios livres da febre aftosa

Benedito de Lira defende investimentos em infraestrutura no Nordeste

Benedito de Lira pede mais investimento no Nordeste

Benedito Lira cobra medidas para enfrentamento da seca no Nordeste