Estados Unidos têm o maior contingente de brasileiros no exterior aptos a votar
Os Estados Unidos são o país com o maior número de brasileiros no exterior que podem votar para presidente da República. De um total de 86 mil eleitores registrados fora do Brasil, 32 mil estão naquele país. O contingente mais expressivo de brasileiros votantes fica em Nova York, onde 12.657 deverão escolher seus candidatos em 35 urnas eletrônicas.
Portugal registra o segundo maior número de eleitores brasileiros, também em urnas eletrônicas: 7.630. Desses, 4.745 votam em Lisboa. Na Itália, 4.699 eleitores vão às urnas em 1o de outubro, em Milão e Roma. Na Alemanha, 4.515 brasileiros também votarão em urnas eletrônicas. Na Inglaterra, registraram-se 3.540 eleitores. No Canadá, são 3.086. Em Cuba, votam 459 brasileiros, que moram em Havana, em apenas uma urna eletrônica. A Jamaica conta com o menor número de eleitores brasileiros, apenas três, que votam na capital, Kingston. Os dados são do Superior Tribunal Eleitoral (TSE).
O TSE divulgou também números sobre brasileiros que deverão votar em áreas de conflito, como o Líbano. Na capital, Beirute, 1.237 estão cadastrados. Em Israel, votam 238 brasileiros. Na área dos palestinos, são 824 inscritos.
A apuração no exterior começa após o encerramento da votação e observa os mesmos procedimentos das eleições no território nacional.
14/09/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Brasileiros do Tiro esportivo competem nos Estados Unidos
Consulado dos Estados Unidos em SP pretende melhorar atendimento aos brasileiros
Brasileiros terão mais um ponto de atendimento bancário no Estados Unidos
Policiais brasileiros são treinados nos Estados Unidos para a Copa e Olimpíadas
Crise nos Estados Unidos depois do 11 de Setembro faz brasileiros retornarem ao País
Helio Costa comemora repatriação de brasileiros presos nos Estados Unidos