Estágio-visita pode ajudar estudantes a conhecer atividades parlamentares



A Comissão de Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta terça-feira (23) projeto de resolução que institui o estágio-visita no âmbito do Senado. Apresentada pelo senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), a proposta (PRS 11/09) visa combater um dos fatores apontados como responsáveis pela crise de credibilidade enfrentada pelo mundo político-partidário: o escasso conhecimento sobre a vida parlamentar.

Inácio Arruda observa que o estágio-visita já é utilizado pelo Poder Judiciário e pela Câmara dos Deputados. Essa modalidade, segundo o senador, não se confunde com o estágio propriamente dito, de longa duração e supervisionado pelas instituições de ensino. Trata-se de um programa de breve duração, de até cinco dias corridos, composto de visitas orientadas e participação em palestras, conferências e seminários. O objetivo é permitir que estudantes universitários conheçam o cotidiano da atividade parlamentar, principalmente no âmbito do Senado.

Poderão participar do estágio-visita estudantes regularmente matriculados em instituições de educação superior, públicas e privadas, com idade superior a 18 anos. Aos participantes, que receberão apoio do Senado, serão conferidos certificados, desde que tenham cumprido toda a programação prevista.

O projeto deve ser examinado agora pelo Plenário do Senado.



23/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Investir em atividades sustentáveis pode ajudar a combater pobreza, defende ONU

Cadastro vai ajudar a conhecer setor de reciclagem

Estudantes vão conhecer ações do SUS em municípios brasileiros

Programa leva estudantes para conhecer o campo

SENADO DISCIPLINA ESTÁGIO DOS ESTUDANTES

SENADORES VÃO CONHECER RECESSOS PARLAMENTARES NO 1º MUNDO, DIZ ACM