SENADORES VÃO CONHECER RECESSOS PARLAMENTARES NO 1º MUNDO, DIZ ACM



O presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, considerou "importantes" as propostas de emendas que estão surgindo para reduzir e disciplinar os recessos parlamentares, a exemplo do projeto divulgado hoje pelo senador Jader Barbalho (PMDB-PA). E anunciou que pretende enviar comissões de senadores aos Estados Unidos e à Europa, para estudar "in loco" a operação dos legislativos do primeiro mundo e trazer subsídios sobre as modalidades de recesso parlamentar ali praticadas.
Antonio Carlos também revelou a intenção de convidar dois jornalistas para acompanharem cada grupo de senadores, um seguindo para os Estados Unidos e o outro para alguns países selecionados da Europa Ocidental, a fim de que "também eles possam conhecer em detalhes o funcionamento desses legislativos e possam informar melhor os leitores brasileiros, inclusive sobre o funcionamento do Congresso Nacional".
O senador manifestou satisfação pela evolução de iniciativas que "vem fortalecer o Congresso brasileiro". Ele citou a regulamentação das medidas provisórias, considerando a proposta um esforço para fazer um Congresso cada vez mais independente. Também mencionou propostas de mudança no processo de elaboração do orçamento, que na sua opinião precisa efetivamente representar a vontade da nação. A elaboração de propostas pelo Congresso para reduzir a pobreza do país e pela dignidade do Poder Judiciário, realizações oriundas de iniciativas do presidente do Senado, também foram citadas por Antonio Carlos. "Foram idéias minhas para fortalecer o Poder Legislativo e eu estou muito contente porque todos esses assuntos importantes para o Brasil estão andando", disse.

20/01/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Parlamentares belgas querem conhecer sistema bicameral brasileiro

Estágio-visita pode ajudar estudantes a conhecer atividades parlamentares

Presidenta Dilma Rousseff convida o mundo a conhecer melhor o Brasil na Copa 2014

SENADORES VÃO CONHECER RECURSOS DA INTERNET

Senadores e deputados vão conhecer bases militares na Amazônia

Senadores vão à Itália conhecer Operação Mãos Limpas