Estande do Senado é considerado um dos mais criativos da Bienal
O estande do Senado Federal foi escolhido como um dos oito mais criativos pela organização da 19ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. A edição desta sexta-feira (17) do Bienal Hoje - boletim oficial publicado pela Câmara Brasileira do Livro e Francal Feiras - traz como assunto da matéria principal a criatividade de algumas editoras na montagem dos seus estandes.
Criativos, charmosos, atraentes, luxuosos, práticos, organizados e convidativos são os elogios endereçados aos estandes escolhidos para ilustrar a matéria. No caso do estande do Senado, o ambiente procura reproduzir o prédio do Congresso. As duas torres, onde funcionam os anexos da Câmara e do Senado, e a cúpula côncava posicionada em cima do Plenário do Senado fazem parte do desenho do estande.
A seção destinada aos documentos importantes para a história do Brasil e São Paulo é destaque em matéria de visitação. Estão em exposição a Lei Áurea, as cartas-renúncia dos ex-presidentes Fernando Collor de Melo e Jânio Quadros, o termo de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o diploma que o habilitou à Presidência da República, expedido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Também fazem parte da mostra documentos do período imperial, como cópia de decreto do Imperador D. Pedro II adiando a reunião da assembléia geral legislativa, marcada para janeiro de 1843. O motivo alegado foram as perturbações ocorridas nas províncias de São Paulo e Minas Gerais. Outro documento é o projeto de consulta da seção de Guerra e Marinha do Conselho de Estado, enviado a D. Pedro II, sobre o exame das leis da província de São Paulo promulgadas em 1874.
17/03/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sarney e Alcântara visitam estande do Senado na Bienal
Nove senadores visitam estande do Senado na Bienal
AUTÓGRAFOS DE TUMA E PIVA NO ESTANDE DO SENADO NA BIENAL
Cristovam visita estande do Senado na Bienal do Rio de Janeiro
Estande do Senado é destaque na Bienal do Livro na Bahia
ARTUR DA TÁVOLA AUTOGRAFA NO ESTANDE DO SENADO NA BIENAL